Nos dias finais de setembro, o Santos divulgou e estreou seu novo terceiro uniforme. Na cor preta, a camisa era o ‘objeto’ dentro de uma ação muito maior: uma campanha por igualdade racional e valorização do protagonismo negro, dentro e fora das quatro linhas.
De torcedor para torcedor: clique aqui e siga o 90min no Instagram!
Como destaca o UOL Esportes, a campanha para o lançamento da camisa trazia ‘Preta. Da cor de nossa história’ como slogan, rememoriando a trajetória do Santos e como as glórias do clube da Baixada Santista foram escritas por jogadores negros, de Pelé à Rodrygo. Além do novo uniforme, a campanha também traz uma minissérie de quatro episódios produzida pela Santos TV, com participações especiais de Emicida e Mano Brown, destacando o pioneirismo do Peixe na defesa dos negros no futebol brasileiro.
“No decorrer do período entre a definição do modelo e o lançamento ficou clara a importância e a urgência de aproveitarmos o lançamento do uniforme para abraçar o posicionamento do orgulho negro e o resgate da origem popular e inclusiva do clube. Exaltar o papel dos negros na nossa história não é sectário muito menos “lacração”, consideramos muito necessário e oportuno dar o devido reconhecimento e valor à contribuição destes heróis na construção da grandeza de nosso clube e do futebol brasileiro”, afirmou o diretor de marketing santista.
O Santos FC estreia sua terceira camisa, representando o orgulho negro na sua história, com o patch do Observatório da Discriminação Racial inserido. Esta camisa e a bola do jogo serão doadas à instituição. #ChegaDePreconceito pic.twitter.com/KQdRqBMPhS
— Santos Futebol Clube (@SantosFC) September 29, 2019
Até aqui, a nova terceira camisa tem se provado um verdadeiro sucesso entre torcedores: em sua primeira semana de comercialização, vendeu cinco vezes mais em comparação ao primeiro uniforme, branco.
Fonte: 90min