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Segundo estudo, torcedor da Chapecoense é o que mais gasta com seu time




Segundo estudo, torcedor da Chapecoense é o que mais gasta com seu time - 1

​Não é segredo para ninguém que o futebol é a paixão dos brasileiros e, por isso, os torcedores são imensos colaboradores de seus clubes, seja assinando sócio-torcedor, indo frequentemente aos estádios ou comprando seus produtos. Diante disso, a Sports Value fez um estudo baseado em dados de 2018 para descobrir qual torcedor gasta mais, em média, com seu time do coração. Para a surpresa de alguns, o vencedor não é Flamengo, nem o ​Corinthians

FBL-SUDAMERICANA-CHAPECOENSE-FLAMENGO

​​Diante dos dados coletados durante a pesquisa, ficou constatado que o torcedor que mais gasta com seu clube é o da Chapecoense, com um gasto médio de mais de R$ 29 por fanático. Entre os clubes com maiores torcidas, o que tem um melhor índice é o ​Palmeiras, com cerca de R$20 reais por cabeça.

O estudo que analisou as receitas diretamente ligadas ao torcedor, como bilheteria, plano de sócios e licenciamento de produtos, chamadas de receitas “business to consumer” (B2C), concluiu que elas representam 21% do total gerado pelos clubes.

A partir desses dados, ficou evidente para os diretores do projeto e também para alguns analistas, que o torcedor brasileiro tem ficado em segundo plano pelos seus clubes, que recebem a grande maioria dos seus através do “business to business” (B2B), que são direitos de televisão, transferências de jogadores e patrocínios.

Com isso, para Amir Somoggi, sócio diretor da Sports Value, os clubes deveriam priorizar mais seus torcedores, investindo em alguma maneira de trazer eles mais pra próximo da causa. Segundo ele, o estudo mostra que, caso o ​Flamengo soubesse utilizar bem de seus torcedores, faturaria em média R$ 500 milhões por ano apenas com renda proveniente dos seus amantes.

Flamengo v Atletico PR - Copa Bridgestone Libertadores 2017

Além disso, outro número que deixou Somoggi “assustado” foi que as receitas dos clubes brasileiros com torcedores representam apenas 1,6% do consumo de entretenimento no País. Tomando como base que o consumo total gasto com a vertente é de R$ 67,7 bilhões, esta porcentagem computa apenas R$1,1 bilhão totais. Um número expressivamente baixo para o “país do futebol”. 

Segundo ele, o motivo deste baixo número, além do baixo aproveitamento de seus clubes com os números disponíveis, é a elevação do interesse por clubes europeus, já que os dados mostram que 76% dos brasileiros hoje torce pra algum time de fora do país, reduzindo os gastos com times locais em prol de times do exterior.

Isso, devido claro, a má gestão da CBF e dos próprios clubes brasileiros que afastam cada vez mais o torcedor dos estádios e do amor primário ao clube. Além disso, cabe ressaltar que a grande maioria dos jovens hoje cresce jogando vídeo games e conhecem desde cedo clubes de fora do país, o que também colabora para a diminuição do interesse com o futebol local.

Fonte: 90min

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