Futebol

Sensação na base, técnico do sub-17 tem formação no exterior e valoriza DNA do Flu




Sensação na base, técnico do sub-17 tem formação no exterior e valoriza DNA do Flu - 1

​Ele se chama Eduardo Oliveira. Em campo, como zagueiro, fez pouco sucesso. Mas a carreira de técnico parece ser promissora, tanto que a torcida do ​Fluminense já deseja vê-lo assumindo a equipe profissional do clube.

 

 

Foi com 23 anos, quando cursou Educação Física nos Estados Unidos, que ele resolveu deixar o campo e ir para o “outro lado”. “O futebol me deu muita vivência de vestiário, e eu não tinha o objetivo de crescer como jogador lá. Cada vez mais, a vontade de liderar o processo aumentava, com o planejamento de modelo de jogo e as atividades”, disse ele, em entrevista ao ​Globoesporte.com.

 

 

 

 

A partir disso, passou por diversas categorias, inclusive pela seleção brasileira feminina, como preparador físico. Depois, foi para o ​Botafogo, onde assumiu a coordenação técnica da base. Em 2015, recebeu uma proposta da Nike para comandar um time na forma de coordenador metodológico. Na sequência, chegou ao Flu, já com a Licença Pro da CBF. 

 

 

 

 

Nos últimos dois anos, o sub-17 do Tricolor marcou nada menos que 198 gols, tendo conquistado por duas vezes o Campeonato Carioca. Além disso, foi vice-campeão da Taça BH e da Copa do Brasil e quinto lugar no Brasileirão. Quem comanda este time é justamente Oliveira. “A gente desenvolve valores nos meninos. Uma atividade de treino não vai se diferenciar, se olharmos de maneira crua, de clube para clube. Mas o como se guia o jogador para ele descobrir o motivo daquela atividade, sim. A nossa ideia de futebol aqui é de valorizar a bola, de tentar fazer gol, estar organizado defensivamente e, especialmente, ser protagonista. O que temos de desenvolver nos meninos são os cinco valores do clube: respeito, meritocracia, criatividade, espírito de equipe e comprometimento. Assim, a gente consegue formar um bom jogador e uma boa pessoa. E mais: uma pessoa que resolve problemas”, acrescentou. Se sonho, claro, é chegar ao profissional. Se dependesse apenas da torcida…

 

Para mais notícias do Fluminense, clique ​aqui.

 

Foto de capa: Mailson Santana / Fluminense / Divulgação

Fonte: 90min

Continua após a publicidade..