Esportes

Órgãos do futebol estudam implantação de nova regra a partir de 2020




Órgãos do futebol estudam implantação de nova regra a partir de 2020 - 1

​Na próxima terça-feira (24), a International Football Association Boardórgão responsável por regulamentar as regras do futebol -, se reunirá para debater uma importante questão relativa à saúde/integridade física dos jogadores. Assunto que gera muita discussão, o protocolo de verificação de lesões por concussão pode sofrer alterações.

De torcedor para torcedor: clique aqui e siga o 90min no Instagram!

​​O tema tem movimentado grande debate entre diversas entidades do esporte (​CBF inclusive). Atenta ao movimento, a IFAB sinaliza que pode vir a adotar medida semelhante ao que existe hoje no futebol americano (NFL): permitir que o jogador envolvido em um choque de cabeça seja substituído temporariamente por dez minutos, período em que será submetido a uma avaliação mais detalhada para saber se há condições de retornar ao gramado. Caso seja liberado pelo corpo médico, volta ao jogo no lugar daquele que o substituiu.

Japhet Manzambi Tanganga

Atualmente, o protocolo de verificação de concussão tem duração de três minutos, o que costuma gerar avaliações de caso incompletas. Tentando evitar esses diagnósticos apressados e consequente exposição de jogadores lesionados na cabeça, a IFAB dá sinais de que votará favorável à nova medida para 2020.

Fonte: 90min

Continua após a publicidade..