Esportes

Os 4 treinadores com mais títulos de Série B na carreira

No último domingo (21), o Botafogo conquistou o título de campeão do Brasileirão Série B 2021. A equipe venceu o Brasil de Pelotas por 1 a 0 e não pode ser mais alcançada por nenhum outro concorrente. Enderson Moreira, técnico da equipe carioca, tornou-se o técnico que mais vezes foi campeão da Série B.

Enderson é o terceiro técnico do Botafogo neste ano. Eduardo Barroca foi demitido pouco antes da queda no Brasileirão, em fevereiro, e depois veio Marcelo Chamusca, que comandou o time no Campeonato Carioca e saiu em julho.

4. Mano Menezes

Os 4 treinadores com mais títulos de Série B na carreira - 1
Mano Menezes trabalhou com Ronaldo Fenômeno no Corinthians | MAURICIO LIMA/GettyImages

O gaúcho Mano Menezes, de 59 anos, já conquistou a Série B em duas oportunidades. A primeira delas com o Grêmio, na temporada 2005. Poucos anos depois ele levou o Corinthians à conquista da Segundona, em 2008. O ex-treinador da Seleção Brasileira está desempregado desde que deixou o Al Nassr, da Arábia Saudita, em setembro.

3. Givanildo Oliveira

Os 4 treinadores com mais títulos de Série B na carreira - 2
Givanildo foi campeão pelo América-MG em 1997 | Alexandre Loureiro/GettyImages

Como não falarmos do ‘Rei do Acesso’? Conhecido por suas grandes campanhas na Série B do Brasileirão, Givanildo Oliveira é também um dos maiores campeões do torneio. O ex-jogador de 73 anos conquistou o título da Segundona em 1997, com o América-MG, e em 2001, à frente do Paysandu

2. Levir Culpi

Os 4 treinadores com mais títulos de Série B na carreira - 3
Levir Culpi comandou o título do Galo em 2006 | Alexandre Loureiro/GettyImages

Paranaense de Curitiba, Levir Culpi tem 68 anos e é um dos grandes técnicos da história do futebol brasileiro e construiu inclusive uma carreira internacional com passagens por Arábia Saudita e Japão. Ao longo da carreira ele conquistou a Série B em duas oportunidades. A primeira delas aconteceu em 1988, quando comandava a Inter de Limeira. Anos depois, em 2006, levantou o caneco outra vez defendendo o Atlético-MG. Seu último clube foi o japonês Cerezo Ozaka, onde estava até agosto deste ano.

1. Enderson Moreira

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Botafogo F.R. (@botafogo)

Encerrando nossa lista, o atual e maior campeão da Série B do Brasileirão. Aos 50 anos, Enderson Moreira já trabalhou em diversos clubes da Série A, como Bahia, Ceará, Fluminense, Fortaleza e Santos. No entanto, há três momentos especiais no currículo dele que culminaram no título da Série B: Goiás (2012), América-MG (2017) e Botafogo (2021).

Fonte: 90min