Notícias

Avião supersônico silencioso da NASA, X-59 está mais próximo do voo inaugural




Avião supersônico silencioso da NASA, X-59 está mais próximo do voo inaugural - 1

Os trabalhos das equipes da General Electric Aviation e da Lockheed Martin Skunk Works no desenvolvimento de um motor supersônico e silencioso para equipar o avião X-59 da NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço) não param.

A Lockheed Martin divulgou em suas redes sociais que o X-59 completou com sucesso mais um passo importante da fase de testes e, com isso, está ainda mais perto de realizar seu voo inaugural.

A fabricante informou que a aeronave deixou sua “garagem” pela primeira vez e, agora, está posicionada na linha de voo, área que fica localizada entre o hangar e a pista da Lockheed Martin Skunk Works, em Palmdale, Califórnia.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Segundo a NASA, o movimento, apesar de aparentemente simples, é fundamental para dar início aos testes que serão realizados ainda em solo, incluindo o acionamento do motor e o taxiamento da pista.

A agência espacial quer se certificar de que o avião supersônico esteja “seguro e pronto para voar” antes de definir uma data exata para que ele possa cruzar os céus sobre áreas civis, algo que foi proibido para esse tipo de aeronave nos Estados Unidos há cinco décadas, em 1973.

Avião supersônico silencioso da NASA, X-59 está mais próximo do voo inaugural - 2
X-59 deixou o hangar para se posicionar na linha de voo pela 1ª vez (Imagem: Divulgação/NASA)

A missão do X-59 da NASA

A NASA vem trabalhando no desenvolvimento do avião supersônico silencioso há mais de dois anos, em um projeto inicialmente chamado Low-Boom Flight Demonstration, rebatizado em maio de 2022 como Quesst (sigla para “Quiet SuperSonic Technology”).

A intenção da agência espacial é desenvolver aeronaves com capacidade de voar em velocidade Mach 1 e quebrar a barreira do som, mas sem o incômodo sonic boom, ou estampido sônico, em bom português.

Avião supersônico silencioso da NASA, X-59 está mais próximo do voo inaugural - 3
X-59 ainda tem etapas a cumprir em solo antes de fazer o voo de estreia (Imagem: Divulgação/NASA)

O avião supersônico silencioso da NASA ainda tem algumas fases do projeto a serem cumpridas. O X-59 fará, no futuro, uma série de voos sobre diversas cidades dos Estados Unidos entre 2024 e 2026.

A ideia é realizar a coleta de dados junto à população desses locais para entender o que as pessoas pensam sobre o som do X-59, e se ele é realmente menos danoso do que o de um avião supersônico comum. A previsão é que a missão seja concluída em 2027.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..