Brasil

3 aplicativos para criar GIFs pelo celular




3 aplicativos para criar GIFs pelo celular - 1

Existem momentos em que somente um GIF pode representar a melhor reação a um assunto. Nesses casos, você pode recorrer às bibliotecas de GIFs, frequentemente encontradas no teclado do seu celular, ou criar a sua própria animação com a ajuda de aplicativos.

Os apps para criação de GIFs convertem múltiplas imagens, vídeos e Live Photos para o formato. Durante a edição, também é possível adicionar textos ou efeitos especiais. Veja três opções para criar animações rapidamente no Android e iOS!

1. GIPHY

O GIPHY, uma das principais bases de dados para GIFs na internet, possui um aplicativo próprio para celulares. Nele, além de encontrar as animações mais usadas ou separadas por categorias, é possível criar seus arquivos com conteúdos do seu dispositivos e uma ferramenta poderosa para edição.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

3 aplicativos para criar GIFs pelo celular - 2
GIPHY tem muitos recursos de edição (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O aplicativo aceita fotos, vídeos e Live Photos para a criação do seu GIF. Para editar, são disponibilizadas ferramentas para inserir filtros, adicionar stickers, colocar textos com diferentes fontes e alterar a duração total. Os filtros contam com uma ferramenta de de seleção inteligente e podem ser utilizados em toda a imagem ou como Chroma Key com o uso de gestos na tela.

Ao finalizar sua edição, seu GIF é adicionado à base de dados da plataforma. Você pode fazer o download da animação para seu rolo de câmera ou encontrá-lo nos teclados compatíveis com o GIPHY.

2. GIF Maker – Criador de GIF

  • Compatibilidade: iOS
  • Preço: gratuito com opção de compras no app

O GIF Maker é outra opção interessante para criar GIF no seu iPhone. O app possui diversos modos para criação de animações, incluindo timelapse, fotos de disparo contínuo, conteúdos em slow-motion ou em looping, porém limita a maior parte dessas opções para a versão paga. A plataforma é compatível com fotos, vídeos e Live Photos do seu dispositivo.

3 aplicativos para criar GIFs pelo celular - 3
Crie e edite GIFs pelo iPhone (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O editor de GIFs na plataforma permite realizar ajustes na duração e na proporção da imagem, alterar a direção e inserir textos, adesivos ou filtros. Após finalizar a sua criação, é possível salvar o resultado na sua galeria ou compartilhar em outros apps. O GIF Maker ainda conta com um teclado próprio que pode ser adicionado ao seu celular para encontrar conteúdos com facilidade.

A versão gratuita do GIF Maker conta com muitos anúncios durante a navegação e limita a edição apenas a GIFs com fotos ou vídeos da sua galeria. Para desbloquear todas as outras funções e remover propagandas, é necessário assinar a versão Pro, disponibilizada por R$ 35,90 por mês.

3. Criador de GIF, Editor de GIF

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito com opção de compras no app

Poucos aplicativos trazem tantos recursos para criar GIF como essa ferramenta. Exclusivo para Android, o app permite criar e editar um arquivo a partir da galeria, da câmera ou de gravação da sua tela inicial. As funções disponíveis incluem a compressão de arquivos e dois métodos diferentes para a edição.

3 aplicativos para criar GIFs pelo celular - 4
App possui diversas ferramentas para criar e editar GIF (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Primeiramente, é necessário criar um GIF a partir das fontes mencionadas anteriormente. Em seguida, é possível acessar o editor do app, com opções para incluir filtros, textos e alterar a velocidade de reprodução. Caso queira fazer ajustes pontuais, a ferramenta de edição rápida é indicada para alterar a proporção, duração ou velocidade da sua animação.

Suas criações podem ser compartilhadas em outros apps ou salvas na galeria do dispositivo. O app conta com uma versão Pro, que remove anúncios e permite salvar arquivos em maior qualidade, oferecido por R$ 14,99 na Google Play Store.

Opção extra: Atalhos

  • Compatibilidade: iOS
  • Preço: gratuito

O Atalhos é um app nativo do iOS que cria comandos automáticos para diferentes funções do seu aparelho. A ferramenta permite criar uma sequência própria de ações automáticas ou escolher entre as opções de biblioteca de comandos do aplicativo, incluindo um recurso para criar GIFs dos seus vídeos ou Live Photos.

3 aplicativos para criar GIFs pelo celular - 5
App nativo do iOS possui comando para criar GIF com a Siri (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Para usar, basta ativar o atalho “Criar GIF” e executar o comando de voz “E aí Siri, Criar GIF”. Em seguida, a galeria será aberta e você poderá escolher um vídeo ou Live Photo para a conversão. O resultado é armazenado no app Fotos, entre os conteúdos mais recentes.

Entretanto, essa função só pode ser utilizada para criar um GIF a partir de vídeo ou Live Photo do seu aparelho. Caso precise juntar várias imagens, é necessário utilizar outros aplicativos editores.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..