Brasil

Como usar o TikTok For Business para criar anúncios em vídeos e desafios




Como usar o TikTok For Business para criar anúncios em vídeos e desafios - 1

O TikTok For Business é a mais nova ferramenta da Bytedance, lançada no último dia 25. Traz soluções de marketing para marcas inspiradas no sucesso do formato do app de vídeos curtos, que conta com bilhões de usuários ao redor do mundo, e consolida o TikTok como um elemento valioso para a publicidade.

O serviço tem como finalidade a criação de campanhas e anúncios para empresas que querem impulsionar as suas vendas em uma rede com alto potencial de viralização. Tudo isso é feito através de uma plataforma dedicada, similar à de redes sociais como Instagram e Facebook, nas quais é possível criar os anúncios e monitorar orçamento e eficácia de cada um deles.

As maneiras de anúncio incluem anúncios curtos de 3 a 5 segundos, vídeos de até 60 segundos de duração, desafios que são divulgados através de hashtags – sem dúvida, a marca do TikTok – e ferramentas de realidade aumentada, ou Branded Effects, que permitem adicionar os produtos de uma marca a vídeos criados, como se realmente estivessem ali.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

A seguir, saiba mais sobre o TikTok For Business e confira um tutorial sobre como usar a ferramenta.

TikTok For Business: serviços oferecidos

Além dos vídeos e desafios com realidade aumentada, o TikTok For Business também continuará contando com as possibilidades de anúncios através de vídeos e desafios. No entanto, as novas funcionalidades prometem inovar ainda mais, já que permitirão que empresas se conectem de maneira mais orgânica com os usuários da plataforma.

Como usar o TikTok For Business para criar anúncios em vídeos e desafios - 2
Desafios com hashtags fazem sucesso no aplicativo (Foto: Divulgação/TikTok)

De fato, o TikTok For Business promete ser uma grande mudança no marketing de muitas empresas, uma vez que a eficácia da plataforma para viralizar conteúdo é imensa: está presente em mais de 150 mercados diferentes e figura entre os aplicativos mais baixados em mais de 40 países ao redor do planeta. Possui um potencial mais impactante do que redes sociais como o Instagram e Facebook, que também contam com espaços específicos para planejamento e divulgação de campanhas de marketing.

O gerenciamento de anúncios no TikTok For Business é feito através do TikTok Ads Manager. Inclui ferramentas tanto para a criação de campanhas como para o monitoramento. Entre elas estão, por exemplo, o Video Creation Kit, que auxilia na criação rápida de vídeos fornecendo templates e formatos de edição. Há, ainda, uma biblioteca com mais de 300 músicas disponíveis gratuitamente para a trilha sonora dos vídeos.

A Bytedance ainda disponibiliza o TikTok Creator Marketplace, que procura conectar marcas com criadores que mais atendam aos objetivos da campanha. A ferramenta utiliza uma base de dados incluindo informações sobre mercados e audiências para poder encontrar o criador de conteúdo ideal em uma campanha de marketing.

TikTok For Business: tipos de anúncios

Como usar o TikTok For Business para criar anúncios em vídeos e desafios - 3
Exemplo de ativação usando filtros de realidade aumentada (Foto: Divulgação/TikTok)

Além das soluções para o gerenciamento de campanha, o TikTok oferece anúncios em diferentes formatos para atenderem às demandas de cada campanha publicitária. A princípio, são cinco categorias principais:

  • TopView: é um formato focado nos vídeos, com até 60 segundos de duração em tela cheia, reprodução automática e som ligado. É o anúncio mais impactante e com maior capacidade de prender a atenção de um consumidor;
  • Brand Takeover: anúncios estáticos ou em vídeos de 3 a 5 segundos em tela cheia, normalmente redirecionando a um link externo;
  • In-Feed Ads: anúncios veiculados através de um perfil próprio da marca, com até 60 segundos de duração. Funciona como qualquer outro perfil de criador e permite a interação dos usuários em curtidas, comentários, compartilhamentos e gravação utilizando a mesma música
  • Branded Hashtag Challenge: um dos destaques do TikTok, envolve desafios movimentados por uma hashtag. É uma grande forma de viralização e engajamento, aumentando a participação dos seguidores;
  • Branded Effects: uso de filtros e efeitos especiais com realidade aumentada para a exposição dos produtos ou da marca.

TikTok For Business: preços

Como em outras ferramentas de impulsionamento e divulgação de redes sociais, os serviços oferecidos pelo TikTok For Business têm seu custo. No entanto, essa precificação não foi completamente divulgada. Tudo o que sabemos até o momento é que serão necessários investimentos de, no mínimo, US$ 50 em grupos de anúncio, e US$ 500 em campanhas.

TikTok For Business: como criar conta

Passo 1: acesse o site do TikTok For Business no próprio navegador de seu smartphone e toque em “Get started” (Começar);

Como usar o TikTok For Business para criar anúncios em vídeos e desafios - 4
Página inicial do TikTok For Business (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Passo 2: em “Create an Account” (Criar uma conta), informe seu país e, abaixo, se deseja utilizar o TikTok for Business para promover uma empresa (Business) ou um website individual;

Como usar o TikTok For Business para criar anúncios em vídeos e desafios - 5
Informe o uso primário da conta (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Passo 3: informe seus dados e os dados de sua empresa. Incluem, por exemplo, país de divulgação de anúncios, segmento industrial e o que planeja promover;

Como usar o TikTok For Business para criar anúncios em vídeos e desafios - 6
Formulário de informações para cadastro (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Passo 4: o TikTok For Business mostrará um aviso de que entrará em contato. Toque em “OK” para finalizar.

Como usar o TikTok For Business para criar anúncios em vídeos e desafios - 7
Aguarde retorno da solicitação (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Qual sua rede social preferida para anúncios? Comente!

 

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..