Brasil

Empresa afirma que não há risco de barragem em Alegre (ES)




Assessoria de Comunicação do Governo/Divulgação/ Direitos Reservados

Após inspeção, a empresa Statkraft concluiu que a barragem “Pequena Central Hidrelétrica” (PCH) Francisco Gros, em Alegre (ES), não oferece risco. A suspeita de rompimento diante do alto volume de água ocasionado pelas fortes chuvas na região fez a prefeitura acionar um plano emergencial, retirando moradores de casa no sábado (25).

Segundo a avaliação, não há risco iminente da estrutura se romper. Com isso, o estado de emergência deflagrado foi reduzido para uma situação de alerta. A recomendação da companhia foi que, diante deste quadro, os moradores não necessitam permanecer fora de suas residências e podem retornar.

O alerta vermelho foi soado no sábado à tarde. A administração municipal utilizou perfis nas redes sociais para orientar os moradores a saírem de casa até a conclusão da inspeção pela empresa que administra a barragem.

Segundo a Statkraft, um monitoramento será mantido para verificar um eventual retorno a uma situação de emergência. “Caso as condições hidrológicas voltem a níveis excepcionais e novas inspeções indicarem anomalias, o estado de emergência poderá ser revisto”, avisou a empresa, em nota.

Alegre fica a 200 quilômetros da capital do estado, Vitória. O Espírito Santo, assim como Minas Gerais, vem sendo castigado por chuvas neste mês. Em razão dos temporais, a Defesa Civil decretou estado de alerta. Ao todo, o número de desabrigados e desalojados no estado passa dos 10 mil.

Fonte: Agência Brasil

Continua após a publicidade..