Brasil

Gripe aviária H5N1: Brasil declara estado de emergência zoossanitária




Gripe aviária H5N1: Brasil declara estado de emergência zoossanitária - 1

Na terça-feira (23), o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) declarou estado de emergência zoossanitária por 6 meses no Brasil. A medida preventiva foi adotada em decorrência dos primeiros casos de aves silvestres diagnosticadas com a gripe aviária H5N1. Até o momento, a doença não foi identificada em humanos e nem em aves de granja.

O estado de emergência zoossanitária é uma estratégia para conter a disseminação da gripe aviária, quando os casos ainda são poucos e rastreáveis. No total, oito casos de H5N1 foram confirmados no país, sendo que todos estão localizados no litoral do Sudeste, entre os estados Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Por que o Brasil enfrenta estado de emergência zoossanitária?

Embora o nome cause estranheza, ele é destinado apenas para emergências relacionadas com a contaminação e a transmissão de doenças entre animais. Por isso, o alerta carrega “zoo” em sua nomenclatura. Isso vai de encontro com as evidências coletadas pelas autoridades brasileiras: apenas aves silvestres foram contaminadas.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

Gripe aviária H5N1: Brasil declara estado de emergência zoossanitária - 2
Brasil declara estado de emergência para impedir que a gripe aviária H5N1 chegue até as granjas (Imagem: Christopher_Boswello/Envato)

Neste ponto, o objetivo central é impedir que a gripe aviária infecte as granjas e os animais de criação, voltados para a alimentação humana. Afinal, historicamente, casos de H5N1 são bastante transmissíveis entre animais — o risco é menor na relação entre aves e humanos.

Caso a gripe aviária consiga ultrapassar as barreiras impostas, chegando até os animais de criação, os rebanhos contaminados, muito provavelmente, serão sacrificados. Por si só, a infecção já causaria a morte de muitas aves. Apesar disso, não existem relatos de transmissão da doença através da carne ou de ovos.

Com a declaração do estado de emergência, o MAPA visa acelerar a tomada de medidas preventivas. Por exemplo, hoje, já estão suspensas qualquer feira ou evento que envolva aglomeração de aves.

Onde estão os casos de gripe aviária no Brasil?

Conforme revela o MAPA, os oito casos oficiais de gripe aviária estão divididos entre os estados do Espírito Santo (sete casos) e do Rio de Janeiro (1 caso). A seguir, confira as cidades em que a doença foi identificada:

  • Espírito Santo: cidades de Marataízes, Cariacica, Vitória, Nova Venécia, Linhares e Itapemirim;
  • Rio de Janeiro: município de São João da Barra.

Também vale ressaltar que apenas três espécies de aves foram identificadas com a doença no Brasil:

  • Thalasseus acuflavidus (trinta-réis de bando);
  • Sula leucogaster (atobá-pardo);
  • Thalasseus maximus (trinta-réis real).

Riscos da gripe aviária H5N1 para a saúde humana

Como já explicamos, o alerta de estado de emergência é destinado para animais. Neste ponto, o Ministério da Saúde reforça que “nenhum caso da doença em humanos foi confirmado no país e a vigilância epidemiológica segue monitorando as notificações de contato com as aves contaminadas e os casos em investigação”.

A Saúde já contabiliza 38 exames negativos para a gripe aviária H5N1 em humanos e aguarda o resultado de quatro outras amostras. Diante do risco, funcionários que trabalham nas regiões em que as aves contaminadas foram encontradas são testados, apresentando sintomas ou não.

Como a gripe é transmitida?

“Em relação à saúde pública, o cenário é de alerta e monitoramento. É importante ressaltar que a transmissão ocorre por meio de contato com aves doentes, vivas ou mortas”, pontua a pasta. Por isso, quem identificar uma ave doente deve informar as equipes veterinárias locais e enviar uma notificação para o sistema e-Sisbravet.

“De acordo com o que foi observado no mundo, o vírus não infecta humanos com facilidade e, quando isso ocorre, geralmente a transmissão de pessoa para pessoa não é sustentada”, finaliza a pasta.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..