Brasil

Hospital das Clínicas terá mais 100 leitos de UTI para covid-19




© Governo do Estado de São Paulo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) terá mais 100 novos leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) para tratamento do novo coronavírus. Com isso, o hospital chegará a 200 leitos de UTI destinados especificamente para a covid-19 (doença provocada pelo coronavírus).

O Hospital das Clínicas tem uma unidade exclusiva para o tratamento de pessoas infectadas por conavírus, com 900 leitos, sendo agora 200 destinados para unidades de terapia intensiva. Para ampliar em mais 100 leitos de UTI na unidade, o governo de São Paulo contou com R$ 24 milhões em doações de hospitais privados (Albert Einstein, Beneficência Portuguesa, Rede D’Or e Sírio Libanês) e do Banco BTG.

Segundo o governador João Doria, os 40 primeiros novos leitos entrarão em funcionamento na primeira quinzena de maio. Os demais começam a funcionar no final do mês de maio.

De acordo com Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, que administra o Hospital das Clínicas, a intenção é que a unidade chegue a ter 300 leitos de UTI.

“Entregamos 200 leitos de UTI, mas ficou claro que a pandemia vai exigir mais de nós”, disse Eloisa Bonfá, diretora clínica do Hospital das Clínicas.

Segundo a médica, quase mil pessoas estiveram internadas no Hospital das Clínicas durante a pandemia.

“O Hospital das Clínicas isolou seu maior instituto no dia 30 de março e hoje estamos chegando muito próximo de mil pacientes internados, que passaram por lá neste período. E aqui fica um alerta: isto só foi possível porque tivemos tempo e locais para atender. Se estes mil pacientes chegassem a nossa porta em um dia, nós não teríamos condições de atende-los. Estamos nos preparando para a maior operação de guerra pela vida que o HC presenciou em seus 76 anos de vida.”

São Paulo tem, até o momento, 20.715 casos confirmados de coronavírus, com 1,7 mil mortos. Há ainda 1.509 pessoas internadas em unidades de terapia intensiva e 1.716 em enfermarias.

Fonte: Agência Brasil

Continua após a publicidade..