Brasil

WhatsApp não mostra prévia de links do YouTube? Veja como resolver




WhatsApp não mostra prévia de links do YouTube? Veja como resolver - 1

Já faz algum tempo que usuários do WhatsApp reclamam de problema ao enviar links do YouTube no mensageiro. Em vez de mostrar a prévia com informações do vídeo, como o título e parte da descrição, além da foto de capa, o aplicativo de Android e iOS, bem como a versão desktop, mostra apenas a URL clicável.

Uma solução parece finalmente estar em andamento, após mais de duas semanas de relatos. A reportagem do Canaltech testou o envio de links do YouTube no mensageiro e a prévia, que não aparecia desde o começo de dezembro, voltou a ser carregada nesta segunda-feira (21). Não há relatos de o problema ter sido solucionado pelo menos até a última sexta-feira (18), e mesmo hoje alguns usuários seguem sem ver a prévia.

WhatsApp não mostra prévia de links do YouTube? Veja como resolver - 2
Exemplos de prévia do YouTube funcionando no WhatsApp (Imagem: Felipe Junqueira/Captura de tela)

Na redação, quem conseguiu ver a prévia usava as versões 2.20.207.20 (beta) e 2.20.206.24 (estável), mas recebeu relato de usuários na mesma versão beta que não conseguem visualizar as informações de título e descrição do vídeo no mensageiro.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

O WhatsApp não se manifestou oficialmente sobre o problema. O Google, por sua vez, explicou por meio de um especialista de produto no fórum de suporte que a questão não estava ligada ao YouTube, mas sim ao aplicativo do mensageiro.

“Não é um ajuste nem nada que você tenha que mudar. É um bug no mensageiro que ocorre em ambas versões Android e iOS e não tem nada a ver com o YouTube”, explicou Gari, um especialista de produto Platinum do fórum de suporte do Google, em um tópico de usuário publicado em 12 de dezembro.

“O problema é externo ao YouTube e está além do escopo deste fórum, e ao que parece, será resolvido em atualizações futuras do mensageiro, então verifique sempre se você está com a instalação mais recente”, completou.

E se o problema persistir?

A primeira recomendação para este caso é verificar se há uma atualização para o mensageiro para o seu celular. Para isso, vá até a lista de seus apps na Google Play Store ou na App Store, dependendo se você usa um Android ou iPhone.

Se o app estiver atualizado e mesmo assim a prévia não aparece, você pode tentar uma das soluções sugeridas por outros usuários, editando o link para incluir /embed ou o tempo no primeiro segundo do vídeo. Assim, o link para vídeo ficaria assim:

  • Em vez de https://youtu.be/6mJD-jTKhyw > https://youtube.com/embed/6mJD-jTKhyw ou https://youtu.be/6mJD-jTKhyw?t=1 (a mera inserção do ‘t=1’ em qualquer link já resolve em muitos casos)

E aí, o seu WhatsApp está mostrando as prévias do YouTube ou não? Conte-nos no campo de comentários abaixo qual solução você tentou e se deu certo.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..