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Central de Transparência do Google une políticas de serviços da marca




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Durante o evento Mais Seguro com o Google, realizado em São Paulo nesta quinta-feira (17), o Google lançou globalmente a Central de Transparência, portal que reúne as políticas de todos os produtos da empresa. A plataforma visa facilitar a vida dos usuários, trazendo não apenas relatórios de transparência e informações de como essas políticas são aplicadas, mas também ferramentas de denúncia de eventuais violações e até os princípios relacionados à privacidade e Inteligência Artificial seguidos pela companhia em um único lugar.

Como o nome indica, a gigante das buscas deu maior atenção às necessidades mundiais de segurança, bem como às ferramentas que vem utilizando para manter os bilhões de usuários protegidos. O Brasil se destaca nesse cenário por múltiplos motivos, tanto positivos quanto negativos.

Conforme apontam pesquisas encomendadas pelo Google, o brasileiro passa quase 10h por dia conectado, e utiliza serviços financeiros virtuais duas vezes mais que a média mundial, o que acaba nos tornando mais suscetíveis a ataques cibernéticos. Os números impressionam: em apenas um ano (de 2022 a 2023), o número de ataques aumentou em 38%.


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Presidente do Google Brasil, Fábio Coelho explica a Central de Transparência do Google, que reúne informações e políticas de todas os serviços da gigante em um único lugar (Imagem: Renan da Silva Dores/Canaltech)

A companhia pretende seguir investindo pesado para combater as ameças, e anunciou hoje uma novidade que integra parte desses investimentos: a Central de Transparência do Google. A ideia é tornar mais transparentes as políticas estabelecidas pela marca para proteção dos usuários, especialmente conforme elas se transformam para reduzir os riscos. Além disso, o hub detalha como o Google lida com a privacidade e com a Inteligência Artificial.

Desde a popularização de ferramentas como o ChatGPT, a IA se tornou um assunto central na indústria, tanto pelo benefícios, quanto pelos riscos. Cobranças têm sido feitas sobre aspectos éticos e sociais relacionados à tecnologia, e o novo portal traz a visão e os princípios que guiam o Google nesse quesito. Durante o evento, a companhia fez questão de destacar que utiliza soluções de IA internamente há mais de 10 anos, e portanto teria conhecimento suficiente para lidar com eventuais problemas.

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Pela Central de Transparência, os usuários também poderão denunciar conteúdos que violem as políticas do Google, independente do serviço (Imagem: Reprodução/Google)

Por fim, usuários que acessarem a plataforma poderão realizar rapidamente denúncias sobre conteúdos que estejam presentes nos serviços da gigante das buscas e possam estar violando as políticas lá listadas. Da mesma forma, aqueles que forem penalizados podem iniciar apelações para rever as punições através do hub.

Ainda que todos esses recursos já estivessem disponíveis para consulta, a estreia da Central de Transparência é importante por realmente tornar mais fácil o acesso a eles, centralizando as informações dos diferentes serviços que o Google oferece e permitindo que a empresa dê um passo a mais na missão que tem anunciado, de conscientizar os usuários.

Android 12 e 13 têm adoção rápida no Brasil

O Google dedicou parte da apresentação para falar do Android e das ferramentas de segurança que o sistema operacional do robozinho vem ganhando — todas teriam elementos de Inteligência Artificial, considerando que o volume de dados atualmente torna a fiscalização de ameaças “humanamente impossível” de ser feita da maneira adequada. A gigante começou falando do Google Play Protect, que escaneia frequentemente os apps da Play Store e os instalados pelo usuário para reduzir ao máximo o risco de ataques de malwares.

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Segundo o Google, o Android 12 e o Android 13 foram adotados duas vezes mais rápido no Brasil que as versões anteriores do sistema (Imagem: Renan da Silva Dores/Canaltech)

Também foi discutido o Dashboard de Privacidade, que permite ao usuário acompanhar ou mesmo revogar as permissões concedidas a aplicativos, além de receber recomendações para melhorar a segurança do dispositivo. A Inteligência Artificial estaria presente até nas ligações, ao detectar eventuais chamadas de spam — quando um número suspeito liga, o smartphone deixa claro se tratar de um possível golpe.

Além das proteções, a empresa revelou mais alguns dados interessantes sobre o Brasil. Cerca de 85% dos brasileiros utilizam smartphones com o sistema da gigante, aspecto que demonstra a força da plataforma no país. No entanto, mais interessante é que a adoção nacional do Android 12 e 13 teria sido duas vezes mais rápida que a de versões anteriores. Esse ponto é importante não apenas por mostrar que as iniciativas para diminuir a fragmentação do Android estão funcionando, como ainda indica que estão impactando o mercado brasileiro.

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Fonte: Canaltech

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