Notícias

Onda de Calor Irresistível: Cidades Baianas Batem Recordes Com Temperatura Superior a 37ºC e Umidade em Queda




Wirestock no Freepik

Os baianos estão enfrentando uma intensa onda de calor nos últimos dias, com temperaturas acima do normal em várias cidades. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que os termômetros alcancem até 40ºC entre esta terça-feira (14) e sexta-feira (17). Essa elevação das temperaturas está relacionada à onda de calor e à baixa umidade, que afetam grande parte do país.

Além do desconforto causado pelo calor intenso, há também um grande risco de incêndios florestais, de acordo com o Inmet. Os efeitos do calorão na saúde também são preocupantes, podendo causar dores de cabeça e doenças pulmonares.

As regiões mais afetadas pela onda de calor na Bahia são o sul, extremo sul, norte, oeste e parte do sudoeste. Dentre as cidades impactadas, destacam-se Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Vitória da Conquista e Medeiros Netos. Confira abaixo as previsões de temperatura para cada região do estado:

### Oeste

A cidade de Barreiras, localizada no oeste da Bahia, é uma das mais afetadas pela onda de calor. Nesta terça-feira, os termômetros podem chegar a incríveis 41ºC. A máxima se mantém em 40°C até a sexta-feira, quando fica em torno de 39ºC.

Em Luís Eduardo Magalhães, a previsão é que a temperatura máxima atinja 36ºC na quarta-feira. Já na quinta-feira, apesar do tempo nublado e da possibilidade de chuva, a máxima prevista é de 35ºC.

### Como se prevenir

Para lidar com o calor intenso, é importante adotar algumas medidas de prevenção. Confira abaixo algumas dicas:

– Beba bastante líquido e evite álcool e café, pois eles podem causar desidratação;
– Evite atividades físicas intensas ao ar livre;
– Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Se for inevitável, utilize um guarda-chuva para se proteger;
– Utilize protetor solar, mesmo dentro de casa;
– Aplique hidratante na pele e umidifique o ambiente. Colocar baldes de água pela casa pode ajudar;
– Prefira roupas leves e folgadas;
– Opte por ficar em locais frescos e ventilados.

Em caso de sintomas como tontura, náusea ou dor de cabeça, procure um local fresco e descanse. Caso os sintomas persistam, busque atendimento médico. É importante ressaltar que idosos, bebês, crianças e pessoas doentes ou debilitadas são mais propensos a sofrerem problemas relacionados ao calor devido às suas características fisiológicas.

Continua após a publicidade..