Economia & Política

Banco Central anuncia a troca do diretor de Política Econômica




Foto: Arquivo/ Agência Brasil

O diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Carlos Viana de Carvalho, deixará o cargo no fim de setembro, informou há pouco o órgão. Em nota, o banco informou que o presidente do BC, Roberto Campos Neto, indicará o ex-secretário de Política Econômica Fábio Kanczuk para substituí-lo.

Segundo o BC, Viana deixará as funções após a apresentação do Relatório Trimestral de Inflação, a ser divulgado no fim de setembro. A saída, de acordo com o banco, ocorrerá por razões pessoais. Durante a transição de governo, no fim do ano passado, o órgão havia anunciado a permanência de Viana “por tempo considerável”.

Viana comandava a Diretoria de Política Econômica do BC desde julho de 2016. Do fim do ano passado até o início deste ano, ele acumulou interinamente a Diretoria de Política Monetária, enquanto o atual diretor, Bruno Serra Fernandes, não tinha o nome aprovado pelo Senado.

Atual representante do governo brasileiro no Banco Mundial, Kanczuk foi secretário de Política Econômica do antigo Ministério da Fazenda de setembro de 2016 a outubro de 2018. Bacharel em engenharia pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), tem PhD em Economia pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

Kanczuk precisará ter o nome confirmado pelo Senado. As sabatinas na Comissão de Assuntos Econômicos e as votações pelo plenário da Casa ocorrerão ao longo do segundo semestre. Entre as atribuições da Diretoria de Política Econômica, estão a realização de pesquisas econômicas e a elaboração do sistema de metas de inflação.

Fonte: Agência Brasil

Continua após a publicidade..