Economia & Política

Estados Unidos acusa brasileiros por suposto esquema de pirâmide com criptos




Estados Unidos acusa brasileiros por suposto esquema de pirâmide com criptos - 1

Dois brasileiros estão sendo acusados pelo governo dos Estados Unidos por fraude financeira envolvendo criptomoedas. A Securities and Exchange Commission (SEC), agência federal que fiscaliza e regulamenta o mercado de valores mobiliários no país, apresentou acusações de suposto esquema de pirâmide contra a empresa Empires Consulting Corp. “EmpiresX” e seus fundadores Emerson Sousa Pires e Flavio Mendes Gonçalves. O caso envolve também o FBI e a Agência de Investigações de Segurança Interna dos EUA, a HSI.

Segundo a SEC, os dois brasileiros e um norte-americano chamado Joshua David Nicholas são responsáveis por um esquema que supostamente arrecadou cerca de US$ 40 milhões (R$ 212 milhões). A agência do governo estadunidense alega que os acusados ofereciam aos investidores falsas promessas de ganho de 1% ao dia. Contudo, a acusação aponta que eles, na verdade, desviaram milhões de dólares para contas pessoais.

A EmpiresX, foi fundada no final de 2020, a empresa com sede na Flórida, vendeu investimentos em um robô que realizava operações no mercado de criptomoedas. A denúncia alega que o tal robô nunca existiu e que os réus supostamente tomaram para si grandes somas de dinheiro dos investidores. A SEC aponta que com o capital eles alugaram carros de luxo, efetuaram compras em lojas de grifes famosas e compraram casas maiores, além de outras coisas.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

O governo dos Estados Unidos explicou que como garantia aos investidores os acusados mentiram ao dizer que já havia dado entrada na solicitação para se tornar um fundo de investimento regulado ante a SEC.

Estados Unidos acusa brasileiros por suposto esquema de pirâmide com criptos - 2
Relatório da empresa Coincub aponta a Coréia do norte como o país número do ranking de crimes envolvendo criptomoedas (Imagem: Reprodução/Pexels/karolinagrabowska)

Outra suposta mentira contada por eles é que um dos sócios da empresa, o norte-americano Joshua David, era licenciado pela agência financeira do país por isso tinha permissão para realizar as atividades no mercado financeiro. Contudo, segundo a SEC, sua licença estava suspensa por uma grave acusação de apropriação indevida de fundos de clientes.

A denúncia aponta que quando o esquema começou a falir, os acusados travaram as solicitações de saques e reembolso dos clientes, bloquearam os números de telefones e deixaram os Estados Unidos sem devolver o dinheiro das vítimas.

A justiça dos Estados Unidos é bem severa em relação ao crime de fraude financeira. Emerson e Flávio, caso sejam condenados, poderão pegar até 45 anos de prisão; já Joshua pode ter pena de 25 anos de prisão, por ter uma participação menor no suposto golpe.

Na mesma publicação divulgada oficialmente no site da SEC, o órgão também anunciou o indiciamento de três pessoas por suposto envolvimento em fraudes relacionadas a criptomoedas, em outros quatro casos.

Essa não é a primeira vez que o governo dos Estados Unidos aciona Emerson Souza por fraude. Em maio deste ano, a SEC já havia acusado ele de participação na empresa Mining Capital Coin. Ele é apontado, junto com outro brasileiro, Luiz Carlos Capuci Júnior, de fraude financeira global, sempre com promessas de ganhos envolvendo criptomoedas.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..