Economia & Política

Nubank: entenda o que mudou no rendimento dos depósitos do CDI




Nubank: entenda o que mudou no rendimento dos depósitos do CDI - 1

Rendimento automático da conta Nubank mudou, com nova regra foi implementada a partir desta segunda-feira (25). Agora, a conta do roxinho só renderá 100% do CDI depois de 30 dias com o dinheiro parado na conta. Antes já começava a render desde o primeiro dia. Saiba por que a fintech decidiu alterar o rendimento da NuConta depois de cinco anos oferecendo o rendimento.

Está todo mundo falando que o Nubank virou poupança. Bom, não é bem assim. A fintech continua oferecendo um rendimento melhor, mas isso só depois de 30 dias que o dinheiro do usuário estiver parado na conta. Além disso, depois desse período sem render nada, o cliente vai receber o retroativo e a conta voltar a ter liquidez diária.

Não é como era antes, mas também não é igual à poupança. A diferença é que o rendimento da poupança é de 0,5% ao mês, mais uma taxa referencial que atualmente é quase zero. Pelo menos, apesar da mudança o rendimento da Nuconta continuou 100% do CDI, o que é muito melhor.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

Por que Nubank mudou rendimento da NuConta?

Um dos prováveis motivos que fizeram o Nubank mudar a regra de rendimento foi o aumento da demanda nos últimos meses, que levou a um aumento dos custos financeiros da fintech. De acordo com dados divulgados pela instituição, o prejuízo com inadimplência está em cerca de 35%, além dos gastos com juros sobre depósitos e outras taxas.

Nubank: entenda o que mudou no rendimento dos depósitos do CDI - 2
Regra do Nubank que eliminou o rendimento automático da Nuconta nos primeiros 30 dias, está sendo vista como uma nova poupança (Imagem: Reprodução/Envato/AtlasComposer)

Nesse sentido, a iniciativa tem como propósito reduzir as despesas e implementar uma nova funcionalidade chamada Caixinhas. Elas permitem guardar dinheiro de uma maneira mais organizada e chegou oferecendo novas opções de rendimento.

De acordo com especialistas, a implementação da nova regra vai sim ajudar a instituição a reduzir custos. Mas clientes se mostraram insatisfeitos com a perda do rendimento automático. Analistas do Itaú BBA comentaram que zerar os rendimentos deve reduzir consideravelmente os custos totais de financiamentos do Nubank, tendo em vista que metade dos depósitos na NuConta são resgatados antes dos 30 dias.

Como funciona o rendimento das Caixinhas do Nubank?

As Caixinhas do Nubank foram criadas para facilitar a separação do dinheiro por objetivos. O usuário poderá organizar as economias em espaços separados de acordo com as metas de cada um. Por exemplo: Será possível criar a caixinha das “férias”, da “reforma”, do “carro”. Esses valores ficarão separados do dinheiro da conta principal, ajudando na organização financeira, enquanto fica rendendo.

Segundo o Nubank, por enquanto existem duas possibilidades de investimentos que podem ser escolhidas na hora de criar a Caixinha. A primeira é o RDB da fintech. Essa alternativa tem rendimento de 100% do CDI, não cobra taxa e conta com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGV). Segundo a instituição, essa opção é melhor para aquelas metas de curto prazo.

O resgate dos valores nessa opção de rendimento é diário, no entanto, o usuário deve solicitar o saque até às 14h para ter o valor disponível até às 18h do mesmo dia. Se o pedido for realizado após o limite em dias úteis ou em finais de semana ou feriados, a quantia solicitada será disponibilizada no próximo dia útil.

A outra opção é o Nu Reserva Imediata, um fundo de renda fixa, com a cobrança de uma taxa de 0,3%. Quanto mais tempo o dinheiro ficar parado, o rendimento aumenta acima dos 100% do CDI. As solicitações de saques são iguais ao do RDB.

A opção de Caixinhas possui um valor mínimo de investimento de R$ 1. O Nubank revelou que, no futuro, pretende disponibilizar outras opções de investimento para os clientes. Vale destacar que o novo recurso está sendo disponibilizado gradativamente aos usuários.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..