Ciência & Tecnologia

Senhas: como estar realmente seguro na internet




Por Lucas Agrela

O receio geral de todo internauta é ter o seu computador ou suas contas virtuais invadidas. Recentemente, a conta do Burger King foi invadida e o hacker pregou uma peça na empresa: substituiu a foto e o nome de usuário do perfil para Mc Donald s. E até mesmo famosos como a atriz Carolina Dieckmann tiveram problemas na rede mundial de computadores. Então, como você pode estar realmente seguro na internet?

Nos últimos anos, houve um aumento na velocidade da criação de novas ameaças virtuais: cerca de 7.500 ameaças surgem a cada dia na internet, de acordo com a empresa de segurança McAfee. Confira a entrevista exclusiva com o diretor de suporte técnico da McAfee para a América Latina, José Matias, e veja algumas dicas essenciais para não ter senhas ou dados roubados do seu PC.
O que é melhor: salvar senhas no navegador ou digitá-las toda vez que você usa o computador?

Apesar de existirem malwares que captam tudo o que você digita no teclado, conhecidos como keyloggers, Matias afirma que o mais seguro é nunca salvar as suas senhas no navegador. Se alguém conseguir eventualmente invadir o seu computador, a pessoa conseguiria automaticamente todas as suas senhas e poderia usá-las como quiser. “Capturar texto é mais fácil do que capturar o clique do mouse”, afirma. De acordo com o especialista, se o internauta tiver uma solução de segurança, como um antivírus instalado no computador, ela consegue identificar a ameaça, emitir um alerta e removê-la, evitando a ação do keylogger.

Outro ponto importante nessa questão é que, se você compartilha o seu computador com a família ou amigos, é recomendável criar perfis diferentes no Windows. “Geralmente, não há o cuidado de criar perfis diferentes em um mesmo computador, perfis de administrador ou contas individuais”, aponta o diretor. Para fazer isso no Windows 7, basta ir em Iniciar > Painel de Controle > Contas de usuário e selecionar criar novo perfil.

Memória fraca

Não é nada recomendável criar arquivos de textos com as suas senhas, segundo a McAfee. Um invasor pode simplesmente fazer uma pesquisa no seu computador e encontrá-lo. A dica é fazer associações com letras, números e símbolos, mas deve-se evitar usar datas de aniversário, número de celular ou as famosas senhas “123456”, “000000”, “esqueci” e “qwerty”.

Como criar senhas seguras e fáceis de lembrar

Em média, utilizamos dez senhas no cotidiano, entre perfis em redes sociais, contas bancárias, e-mails e sites de compras. Utilizar senhas iguais em vários serviços é perigoso: se uma das suas contas for invadida, você corre o risco de perder todas as outras também. “Senhas fortes têm em media 10 caracteres ou mais. Por probabilidade, elas são mais difíceis de serem quebradas”, exemplifica o especialista.

Matias recomenda uma técnica criativa para gerar senhas seguras: “Pegue a primeira letra ou sílaba de cada frase do refrão da sua música favorita. Assim é possível criar uma senha fácil de lembrar e difícil de ser quebrada. Tenha o hábito de mudar a senha ao menos uma vez por mês, já que o ideal é mudar sempre que possível”.

Outra medida de segurança é utilizar o recurso conhecido como leed, em que você substitui letras por números que se parecem com elas, como 4 no lugar de A, 0 no lugar de O, 1 no lugar de I, entre outras. “Se você seguir a dica da música e substituir letras por números, você vai criar uma senha realmente muito forte. Com isso você diminui as chances a sua senha ser descoberta.” Além disso, ele aconselha evitar usar números e letras sequenciais ou caracteres repetidos várias vezes.

Como proteger o computador?

Para se prevenir, o melhor é ter um antivírus instalado em seu computador e também um firewall, que detecta tudo que é recebido ou enviado pela placa de rede da sua máquina. O próprio Windows possui esse recurso de segurança, entretanto, a interface não é amigável para usuários básicos, já que ela exige alguns conhecimentos avançados de TI.

Leia Mais: Como remover vírus e proteger sua conta bancária

Para manter seu computador protegido, você pode usar antivírus e firewall da McAfee, que já vêm instalados em seu computador Positivo e têm usabilidade mais simples e intuitiva.

Continua após a publicidade..