Notícias

Filho de Steve Jobs cria fundo que aposta na luta contra o câncer




Filho de Steve Jobs cria fundo que aposta na luta contra o câncer - 1

Com diferentes objetivos, incluindo a busca por tratamentos inovadores contra o câncer, a criação do novo fundo de venture capital Yosemite Management acaba de ser anunciada por Reed Jobs, de 31 anos. Discreto e pouco afeito às redes sociais, o empresário é filho do cofundador da Apple, Steve Jobs, e da filantropista Laurene Powell Jobs.

Para começar as suas atividades, o fundo já levantou US$ 200 milhões (cerca de 975 milhões de reais), com apoios significativos vindos do Memorial Sloan Kettering Cancer Center e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), além da aposta do capitalista de risco John Doerr. A meta ainda é chegar aos US$ 400 milhões (cerca de 1,9 bilhão de reais), segundo o The Information.

Impacto do câncer na vida de Jobs

Em entrevista para o NYT, Reed contou como a relação com o seu pai e todas as etapas do tratamento contra o câncer de pâncreasdoença que provocou a morte do cofundador da Apple em 2011 — impactaram a sua vida. “Meu pai foi diagnosticado com câncer quando eu tinha 12 anos”, lembra.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Por causa disso, Reed quis ser, por muitos anos, médico para ajudar a salvar vidas. Tanto é que estudou medicina na Universidade Stanford, nos Estados Unidos. Só que tudo mudou quando Steve Jobs sucumbiu. “Francamente, foi muito difícil [continuar os estudos] depois que ele faleceu”, comenta.

Então, Reed mudou seus planos e se graduou em história, com foco na política de armas nucleares. Após a formatura e o mestrado, começou a trabalhar no fundo de sua mãe, o Emerson Collective, onde atuava como diretor administrativo da área de saúde. Por lá, concedeu bolsas de pesquisa para diferentes iniciativas.

Filho de Steve Jobs cria fundo que aposta na luta contra o câncer - 2
Filho do Steve Jobs vai investir milhões na luta contra o câncer, através de novo fundo milionário (Imagem: Warren Umoh/Unsplash)

Entre os cases, está a parceria com a Tune Therapeutics, conhecida por desenvolver novas terapias genéticas. Os primeiros trabalhos foram iniciados com uma bolsa e, quando a empresa foi, de fato, fundada, o fundo contribuiu com parte dos investimentos.

Como o fundo vai investir na luta contra o câncer?

Considerando toda a trajetória de Reed, o novo fundo terá dois focos complementares: gerir negócios com fins lucrativos, e apoiar a inovação na área de saúde, especialmente a luta contra o câncer, coordenando doações de benfeitores e apoiando startups.

A aposta é que isso crie um ciclo perfeito para a inovação. Em um primeiro momento, os cientistas receberão subsídios para as suas pesquisas. Obtendo resultados positivos, o mesmo fundo irá ajudá-los a transformar as suas descobertas em produtos, com potencial lucro.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..