Notícias

Monumento misterioso sem precedentes é achado na França




Monumento misterioso sem precedentes é achado na França - 1

Um monumento misterioso foi encontrado por arqueólogos do Instituto Nacional de Arqueologia Preventiva (Inrap, na sigla original francesa) em Marliens, na França. Apesar de terem sido encontrados objetos do Neolítico e da Idade do Ferro, a datação da construção em si é incerta e deixou os cientistas bastante intrigados.

Os artefatos da Idade do Ferro e do Neolítico encontrados no sítio arqueológico (Imagem: Pauline Rostollan/Inrap)
Os artefatos da Idade do Ferro e do Neolítico encontrados no sítio arqueológico (Imagem: Pauline Rostollan/Inrap)

Entre os artefatos, estão pontas de flecha de pedra, um bracelete de proteção para arqueiros e uma adaga feita de liga de bronze. O monumento em si foi construído em forma de ferradura, tendo 8 metros de comprimento e um cercamento circular de 11 metros de diâmetro ligado a ele, que, por sua vez, se liga a outro cercamento aberto.

Camadas de cascalho nas laterais indicam a presença de estruturas no passado, e todo o local parece ter sido feito na mesma época. Como não há outros monumentos que lembrem este, os cientistas estão com dificuldades de comparar o achado, bem como datá-lo. Os artefatos encontrados nos fossos, no entanto, correspondem a cortes de pedra, sugerindo — cronoculturalmente — o Neolítico.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

O que é o monumento misterioso?

Um bracelete, na parte inferior esquerda, foi encontrado neste poço de incineração presente no misterioso sítio arqueológico (Imagem: Luc Staniaszek/Inrap)
Um bracelete, na parte inferior esquerda, foi encontrado neste poço de incineração presente no misterioso sítio arqueológico (Imagem: Luc Staniaszek/Inrap)

No momento, a equipe está fazendo análise do monumento por radiocarbono — que define a idade de qualquer coisa viva ao medir o decaimento do elemento carbono-14 presente no corpo após a morte — em uma tentativa de descobrir sua idade.

Na área ao redor do monumento, há diversos poços datados da Idade do Bronze, representando as únicas provas de que o local foi habitado no período. Os cientistas estão chamando a região de “necrópole”, identificada por conta de pinos de liga de cobre e um bracelete de âmbar encontrados no local. A datação dos objetos está entre 1500 a.C. e 1300 a.C.

A acidez do solo, no entanto, impediu que corpos sobrevivessem ao tempo, motivo pelo qual os pesquisadores não encontraram nenhuma prova biológica de nossa presença em tempos antigos. Espera-se que, com a datação, possamos saber mais sobre o propósito do monumento.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..