Mundo

Nuvens com formato de ondas surgem no céu dos EUA e impressionam




Nuvens com formato de ondas surgem no céu dos EUA e impressionam - 1

Procurar formas nas nuvens é um passatempo que todo mundo já deve ter feito em algum momento da vida, mas não é todo dia que se vê um padrão como o que apareceu no estado americano de Wyoming. Nuvens no formato de ondas impressionaram inúmeras pessoas ao vivo e também nas redes sociais.

O fenômeno aconteceu na última terça-feira (06), na cidade de Sheridan, a 520 quilômetros da capital do estado. Rachel Gordon, moradora local, registrou a incrível cena em foto que foi divulgada pela BBC: “Foi muito especial e logo soube que precisava registrar aquilo”, disse em entrevista.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

A explicação para as curiosas formas está na velocidade em que o ar se movimenta na atmosfera. A formação é conhecida como instabilidade de Kelvin-Helmholtz, em homenagem aos cientistas que estudaram o processo.

A instabilidade Kelvin-Helmholtz acontece quando uma corrente de ar se movimenta mais rapidamente do que a que passa logo abaixo. O fenômeno, porém, não está restrito a nossa atmosfera: ela acontece em outros planetas e é especialmente visível na Grande Mancha Vermelha de Júpiter. Ela pode ocorrer também em outros fluidos, como a água.

Instabilidade Kelvin-Helmholtz vista em Júpiter (Imagem: NASA/JPL-Caltech/SwRI/Kevin M. Gill)
Instabilidade Kelvin-Helmholtz vista em Júpiter (Imagem: NASA/JPL-Caltech/SwRI/Kevin M. Gill)

Além de terem descrito o surpreendente fenômeno, ambos os cientistas que dão o nome a essas nuvens são responsáveis por grandes contribuições. Kelvin é o mesmo que dá nome a escala de temperatura usada no Sistema Internacional de Unidades, tendo se dedicado aos estudos da termodinâmica. Helmholtz é mais conhecido pelas suas contribuições no campo do eletromagnetismo, mas também fez estudos de fisiologia e psicologia.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..