Dirigir um Chevrolet Joy ou qualquer outro modelo de veículo e usar o telefone celular ao mesmo tempo, representa um risco enorme que pode ter consequências gravíssimas. Para se ter uma ideia mais concreta: um motorista demora aproximadamente 4.6 segundos quando usa o seu telefone celular enquanto está dirigindo o seu carro.
Assim como muitas pessoas possuem um Checvrolet Joy usado, outras possuem um Ford, outras um Fiat e assim por diante. Mas é quase uma unanimidade quando se fala de telefones celulares: mais do 90% dos adultos possuem um smartphone.
Infelizmente, algumas dessas pessoas usam o celular enquanto estão dirigindo. Embora qualquer tipo de distração dirigindo é perigoso, o uso do telefone celular é um risco enorme tanto para o motorista quanto para os outros ocupantes do veículo, os motoristas que circulam ao redor e até os pedestres por perto.
Definitivamente, dirigir um carro Joy usado ou qualquer outro tipo de veículo e usar o telefone celular ao mesmo tempo, pode acabar em uma tragédia, algo que poderia ser evitado sendo um motorista responsável.
De que modo os motoristas usam os seus telefones celulares?
Não há dúvidas quanto ao uso constante dos smartphones por parte de absolutamente todos os consumidores. Graças ao avanço da tecnologia, hoje em dia tudo pode ser feito, conseguido, comprado e informado através dos telefones celulares. Até é possível comprar um Joy usado!
Assim sendo, os hoje populares smartphones provocam um novo grupo de distrações para os motoristas. Para dizer a verdade, muitas pessoas confessam que falam ou enviam mensagens enquanto estão dirigindo. Outras admitem controlar as redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram, dividindo a atenção ao volante…
Muitas pessoas desconhecem que usar o telefone celular enquanto estão dirigindo o carro Joy da Chevrolet ou qualquer outro veículo, multiplica por 4 vezes o risco de sofrer um acidente de trânsito.
A realidade mostra que uma das causas de maior impacto nos acidentes de trânsito é o uso do telefone celular enquanto se está dirigindo o carro. Uma pesquisa recente lançou uma informação forte, e é que desde o ano de 2007 para cá, se quadruplicou o uso do telefone celular dentro do carro e principalmente enquanto se está dirigindo.
As seguintes são as ações perigosas com os smartphones:
- E-mails: aproximadamente o 33% das pessoas verificam os seus correios eletrônicos enquanto estão dirigindo o carro.
- Facebook: esta rede social possui múltiplas funções que permitem compartir informação. Também um 33% das pessoas admitem utilizar esse aplicativo enquanto dirigem.
- Instagram e Twitter: por volta de um 15% dos motoristas confirmam que costumam verificar as publicações e também fazer publicações ao mesmo tempo que dirigem o carro, tanto na cidade quanto na estrada.
- Navegar por internet: por incrível que possa parecer, quase um 30% das pessoas afirmam que navegam na internet enquanto dirigem.
- Fazer selfies ou tirar fotos: neste caso, um 17% das pessoas confessa tirar fotos enquanto dirigem e, pior ainda, as compartilham de imediato nas redes sociais!
- Gravação de vídeos: um 12% dos motoristas grava vídeos com o carro em movimento.
- Vídeo chamadas: neste tipo de ação com o smartphone, um de cada dez motoristas fazem vídeo chamadas enquanto dirigem.
Todas estas ações são terrivelmente perigosas, porque os motoristas não só tiram os olhos do caminho, mas também as mãos do volante! Embora muitos achem que não correm risco algum porque são excelentes motoristas, é importante frisar que usar o telefone celular enquanto dirigem é exatamente igual a dirigir um carro Joy Chevrolet usado, por exemplo, com os olhos vendados.
Aqueles motoristas que usam os seus telefones celulares enquanto estão dirigindo, não correm só o risco de sofrer um grave acidente, que pode até ser fatal, mas também estão colocando em risca a vida de outros motoristas que circulam por perto, e até de pedestres que estão andando ao redor.
É bom lembrar que, mesmo usando o método de mãos livres, usar o telefone celular enquanto se está dirigindo tira a capacidade de concentração que é necessária para dirigir com segurança total.