Notícias

O que é o golpe da bomba fantasma nos postos de combustíveis?




O que é o golpe da bomba fantasma nos postos de combustíveis? - 1

Um novo golpe aplicado em postos de combustíveis viralizou nos últimos dias e engrossou os pontos de atenção aos quais o consumidor precisa ficar atento se não quiser ser enganado.

O vídeo publicado nas redes sociais mostra um cliente batendo boca com a frentista de um posto de gasolina localizado dentro de uma rede de supermercados na região de Goiás. O motivo da discussão? O abastecimento estaria sendo feito por uma bomba fantasma.

Mas afinal, o que é uma bomba fantasma? O Canaltech explica.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

O que é o golpe da bomba fantasma nos postos de combustíveis? - 2
Golpe da bomba fantasma apenas “finge” que combustível está sendo levado ao tanque do carro (Imagem: Erik Mclean/Unsplash/CC)

O golpe da bomba fantasma

A bomba fantasma é um truque que alguns postos de combustíveis utilizam para ludibriar o cliente e fazê-lo pensar que está entrando combustível no tanque quando, na realidade, mesmo com o gatilho da bomba apertado, não há líquido saindo da bomba e abastecendo o veículo.

O vídeo que viralizou mostra claramente a bomba fantasma em ação: enquanto o contador da bomba está girando, o cliente pressiona a frentista a retirar o bico do bocal do carro. A profissional reluta e aceita, mas ainda tenta desarmar o gatilho antes de retirá-lo. “Vai derramar no seu carro”, ela argumenta.

Alertada pelo cliente para deixar o gatilho pressionado porque “não é para estar enchendo”, vem a confirmação. Ao retirar a bomba do bocal com o gatilho ainda pressionado, o contador de litros (e reais gastos) segue girando normalmente, mas nenhum combustível está efetivamente saindo do bico.

@metropolesoficial 👻👻👻 Combustível fantasma? Um motorista registrou o momento em que uma bomba marcava a saída de #combustível mesmo com a mangueira desligada. O caso ocorreu com Douglas Rodrigues, de 28 anos, em um posto na capital goiana. Segundo ele, não é a primeira vez que o problema acontece. O vídeo foi gravado em 7 de maio, no posto de combustível no #Carrefour Posto Goiânia Sul, no Jardim #Goiás, bairro nobre da cidade. Pelas imagens, é possível ver os valores do litro e do preço aumentando. Ocorre que após pedido do motorista, a frentista retira o bico de abastecimento do carro e não está saindo nenhum combustível. Ao portal G1, Douglas contou que desconfiou do problema ao abastecer o carro dele no início de abril. “Eu sempre vou na mesma bomba e peço para encher o tanque”, relata. Na ocasião, ele chamou o gerente, que realizou um teste na bomba e, após constatar o problema, deu um desconto para o motorista. Em nota, a rede Carrefour lamentou o ocorrido e informou que prestou o atendimento ao cliente. “Após a ocorrência, tomamos as providências necessárias para o reparo do equipamento”, diz. Além disso, a rede afirmou que realiza semanalmente a aferição de todos os bicos das bombas. Reportagem no link #TikTokNotícias ♬ som original – Metrópoles Oficial

Em entrevista ao G1, Douglas Rodrigues, de 28 anos, cliente que fez a denúncia, afirmou que essa foi a terceira vez que a situação aconteceu no mesmo posto, e que ele já havia alertado o gerente do estabelecimento em outras oportunidades.

O que fazer se for vítima da bomba fantasma?

Douglas Rodrigues tomou a melhor decisão possível ao ser vítima do golpe da bomba fantasma em um posto de combustível e deu o caminho das pedras para quem também vier a enfrentar uma situação semelhante.

Depois de tentar argumentar com o responsável pelo estabelecimento (nesse caso, o gerente do posto) e conseguir um desconto no valor a ser pago por conta do “problema técnico”, ele resolveu recorrer às instâncias superiores.

Vítima pela terceira vez no último dia 7 de maio, o cliente acionou o Procon de Goiás, órgão fiscalizador do estado. Levy Rafael Cornélio, superintendente do Procon, compareceu ao posto de gasolina e afirmou ter notificado o estabelecimento a apresentar os relatórios de manutenção das bombas, incluindo a apelidada de fantasma.

O que é o golpe da bomba fantasma nos postos de combustíveis? - 3
Golpe da “bomba fantasma” faz contador de litros e preço girar, mesmo sem combustível sair do bico para o tanque (Imagem: Rock Staar/Unsplash/CC)

Os testes de litragem, usados para saber a qualidade dos combustíveis, retornaram positivos, mas o Procon não soube dizer se foi utilizado algum dispositivo eletrônico para alterar a quantidade efetivamente colocada no tanque e, assim, gerar o efeito-fantasma no equipamento.

Como não tem autorização para abrir a bomba, o Procon pediu ajuda à Polícia Civil do estado e o caso agora será investigado pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon). Segundo o G1, há outros postos de combustível na cidade que também foram denunciados pela prática, e estes também serão investigados.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..