Notícias

O que é pod e por que é proibido no Brasil?




O que é pod e por que é proibido no Brasil? - 1

Você já deve ter se perguntado: o que é um pod? Talvez essa questão tenha pairado em sua mente ao se deparar com alguma notícia sobre o assunto. É uma espécie de vape (também conhecido como cigarro eletrônico), só que mais compacto. No entanto, os malefícios são os mesmos, e a proibição no Brasil também.

O nome vem de “Pod System”, e o dispositivo possui um cartucho com o e-juice (o líquido ou essência que vai dentro), encaixável em uma bateria de tamanho reduzido. Os cartuchos (justamente os pods) podem vir com o próprio juice, mas também podem ter refis. Depende de cada caso.

O que é pod?

Resumidamente, o pod é uma versão menor e mais simples do vape. Em comparação com o vape em si, o pod é considerado mais fácil de usar, e é possível considerar que foi projetado para fumantes que estão migrando para o vape (os vapers iniciantes, por assim dizer).


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

Como há poucas peças funcionais e não há necessidade de “mexer”, os pods costumam ser a principal escolha daqueles que ainda não têm muito conhecimento sobre o universo dos cigarros eletrônicos. Existem dos tipos: os pods “abertos” e os pods “fechados”.

  • Pod aberto: o cartucho vem vazio, porque o usuário deve escolher qual líquido usar (refil)
  • Pod fechado: o cartucho já vem com líquido, mas não tem refil

O pod é proibido no Brasil?

O uso de pod é proibido no Brasil, assim como todos os tipos de cigarros eletrônicos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) impede a comercialização, importação e até mesmo a propaganda desses dispositivos.

O que é pod e por que é proibido no Brasil? - 2
Pod é proibido no Brasil por fazer mal para a saúde (Imagem: Ruslan Alekso/Pexels)

A proibição faz parte da Resolução de Diretoria Colegiada da Anvisa: RDC nº 46, de 28 de agosto de 2009. “Essa decisão se baseou no princípio da precaução, devido à inexistência de dados científicos que comprovassem as alegações atribuídas a esses produtos”, diz a agência, em nota.

Em comunicado, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) defende que “a proposta da Anvisa é vital para promoção da saúde e bem estar da população brasileira e apoia a revisão da normativa, que está alinhada às recomendações e evidências científicas da Convenção-Quadro da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Controle do Tabaco”.

Pod faz mal para a saúde?

Tal como os vapes, o pod resulta em prejuízos para a saúde. As evidências científicas remetem a um maior risco de infarto e até mesmo a chances de adquirir câncer precocemente.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), esses dispositivos também foram associados a um surto de lesões pulmonares.

A OPAS também diz que os aerossóis gerados pelos vapes normalmente aumentam a concentração de material particulado em ambientes internos. “Esses aerossóis contêm nicotina e outras substâncias tóxicas, representando assim riscos potenciais tanto para quem vaporiza quanto para quem está exposto ao fumo passivo”, aponta a organização.

Sendo assim, além de saber o que é pod, vale também estar atento a esses malefícios e à proibição do dispositivo no Brasil. Os profissionais da área da saúde não recomendam aderir à prática.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..