Notícias

Outono começa nesta quarta-feira, 20 de março de 2024




Outono começa nesta quarta-feira, 20 de março de 2024 - 1

Nesta quarta-feira (20), à 0h06 da madrugada, começa oficialmente o outono de 2024. Nesta estação do ano, as temperaturas mais quentes e a umidade do ar tendem a diminuir e, gradualmente, os dias se tornam mais frios e secos.

O início da estação no Brasil e em todo o Hemisfério Sul coincide com equinócio de outono, fenômeno astronômico conhecido por fazer com que o dia e a noite tenham a mesma duração, de 12h.

Marcado pela redução do volume das chuvas e por temperaturas mais amenas na maioria das vezes, o outono vai se prolongar até o dia 21 de junho, às 17h51. Neste momento, acontecerá o solstício de inverno, fenômeno que proporciona a noite mais longa do ano.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

Que dia começa o outono

Para determinar o início do outono, é necessário saber quando ocorrerá o equinócio de outono. O fenômeno não tem um dia exato para acontecer, mas costuma ser observado entre os dias 20 e 21 de março no Hemisfério Sul.

O que é equinócio?

No equinócio de outono, os raios solares incidem diretamente sobre a Linha do Equador. Isso faz com que os dois hemisférios, o Sul e o Norte, recebam a mesma quantidade de luz e também de escuridão.

De outra forma, no equinócio, o Sol cruza o equador celeste — a linha do equador terrestre quando é projetada na esfera celeste —, em um movimento que se repete duas vezes por ano: no início do outono e no começo da primavera.

Como o planeta possui um eixo de inclinação em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol, as estações do ano são sempre invertidas nos hemisférios, já que os raios solares incidem de forma inversa. Isso significa que, nesta quarta, começa a primavera, com o equinócio da primavera, no Hemisfério Norte.

Diferença entre equinócio e solstício

Se o equinócio coincide com o momento em que os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz, independente de ser chamado de equinócio de outono ou equinócio de primavera, a situação é diferente no solstício.

Durante o solstício, um dos polos da Terra está mais inclinado em relação ao Sol e, por isso, irá receber mais luz e terá o dia mais longo do ano. Nestes casos, chama-se solstício de verão, que marca o começo da estação mais quente.

Agora, para o polo oposto, mais distante do Sol, ocorre a noite mais longa, em consequência do solstício de inverno.

Como vai ser o outono no Brasil?

Para o outono no Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) estimam que as temperaturas estarão mais baixas e o clima mais seco, especialmente na região mais central do país.

Outono começa nesta quarta-feira, 20 de março de 2024 - 2
Nesta quarta, começa oficialmente o outono no Brasil, estação marcada por climas amenos e poucas chuvas (Imagem: Reproduçõa/Inmet)

Com a chegada de massas de ar frio, vindas do sul do continente, as temperaturas devem cair nas regiões Sul e Sudeste, durante o outono. Inclusive, será possível observar nevoeiros e geadas em alguns pontos. Há possibilidade até de neve nas áreas serranas e nos planaltos do Sul.

No entanto, esta não é uma regra geral, ainda mais quando se pensa em um país com dimensões continentais, como o Brasil. Por exemplo, nas regiões Norte e Nordeste, ainda vai chover bastante.

Em paralelo, há uma tendência quase geral na vegetação. As folhas de muitas espécies de árvores ficam amareladas ou avermelhadas e caem no outono, como uma estratégia de proteção contra o frio do inverno (que se aproxima), já que reduz o gasto energético.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..