Brasil

População de Brumadinho deve avaliar necessidade de tomar vacinas




A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais recomendou que a população da região atingida pelo rompimento da barragem B1, da Mina do Feijão, em Brumadinho (MG), busque a Unidade Básica de Saúde mais próxima, para avaliar, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, se há necessidade de tomar vacinas.

De acordo com o governo mineiro, em situações de emergência, em que um número expressivo de pessoas não está de posse do cartão, em um primeiro momento, se recorre ao chamado cartão espelho nas unidades básicas e secretarias municipais de Saúde. É a partir deste documento, que é aplicada a vacinação de acordo com o registrado na cópia do cartão.

As estratégias para a vacinação da população serão definidas em reunião de técnicos de imunização das secretarias, estadual de Minas, e municipal de Brumadinho.

Nessa terça-feira (5), o porta-voz da Presidência da República, Otavio do Rêgo Barros, disse que o Ministério da Saúde está realizando visitas domiciliares com busca ativa das pessoas que tiveram contato com a lama na região do Parque Cachoeira ed o Córrego do Feijão, com o objetivo de identificar possíveis sinais de contaminação e orientar as pessoas quanto aos cuidados que se deve tomar com alimentos e produtos oriundos daquela região.

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertaram para a possibilidade de agravamento de doenças crônicas na população de Brumadinho e dos arredores, sobretudo em locais isolados e sem acesso aos serviços de saúde, em decorrência do rompimento da barragem

Fonte: Agência Brasil

Continua após a publicidade..