Brasil

Prefeitura de São Paulo inicia testes para reerguer viaduto




A prefeitura de São Paulo iniciou no sábado (1º) testes para reerguer parte do viaduto na Marginal Pinheiros que cedeu cerca de 2 metros no feriado de 15 de novembro. A ação pretende examinar as reações da estrutura quando submetida à força de macacos hidráulicos para colocá-la na posição adequada.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, faz uma nova vistoria nas obras de recuperação do viaduto da pista expressa da Marginal Pinheiros
Testes para reerguer parte do viaduto que cedeu começaram neste sábado – Rovena Rosa/Arquivo/Agência Brasil

“Não sabemos a reação do viaduto ao esforço de trazê-lo de volta, por isso, estamos sendo muito precavidos, é um teste”, disse o secretário de Infraestrutura e Obras da prefeitura, Vitor Aly. “Vamos começar fazendo um deslocamento mínimo, ver o que acontece e entender como aquela estrutura vai reagir no momento que colocarmos a carga. Nossa preocupação é com a segurança”, acrescentou.

Em razão dos testes, a circulação de trens foi interrompida na Linha 9-Esmeralda entre as estações Villa Lobos-Jaguaré e USP-Cidade Universitária. A ciclofaixa Rio Pinheiros também está bloqueada no trecho. A linha férrea e a a ciclofaixa passam por baixo do viaduto afetado.

Os usuários poderão percorrer o trecho interditado em ônibus gratuitos da prefeitura. Os passageiros serão informados das mudanças por meio de cartazes e avisos sonoros nos trens e estações. Também podem buscar informações na página da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e pelo telefone 0800-0550121.

A administração municipal anunciou ainda a implantação de uma ciclofaixa provisória na Rua Costa Carvalho, ligando a ciclovia da Avenida Pedroso de Moraes à Estação Pinheiros. Segundo a prefeitura, a ação foi motivada pelo aumento do uso de bicicletas na região após os problemas no viaduto.

Continua após a publicidade..