Empreendedorismo

Presidente da Positivo Tecnologia representa o Brasil em iniciativa global sobre empreendedorismo

Fonte: Freepik / Wavebreakmedia_micro

Hélio Bruck Rotenberg contribuiu para informatizar a classe média brasileira ao fundar empresa que se tornou líder do mercado nacional de computadores com valores até R$ 2.500. A visão e trajetória do executivo, que geraram o título de Empreendedor do Ano 2022 no Brasil, foram apresentadas durante ação da EY no Principado de Mônaco

O presidente da Positivo Tecnologia, Hélio Bruck Rotenberg, representou o Brasil no “EY Empreendedor do Ano Global” (EY World Entrepreneur Of The Year). Promovida pela empresa de consultoria e auditoria EY, trata-se de uma iniciativa que visa identificar, estimular e reconhecer líderes empresariais que transformam mercados e geram impactos positivos na sociedade.  A edição deste ano foi realizada entre 07 e 09 de junho na cidade de Monte Carlo, no Principado de Mônaco. Reuniu, além do presidente da Positivo Tecnologia, executivos de mais de 40 países que venceram as edições nacionais do “Empreendedor do Ano”. 

 

Hélio Bruck Rotenberg participou da etapa global por ter vencido a versão brasileira do programa em nosso país, em fevereiro, foi nomeado “Empreendedor do Ano 2022” pela EY Brasil. Uma comissão julgadora formada por outros executivos de empresas locais e multinacionais reconheceu a trajetória profissional e a experiência de comandar uma empresa de tecnologia hardware que contribuiu para informatizar a classe média no nosso país.  Durante o “Empreendedor do Ano Global”, histórias e projetos dos vencedores de edições nacionais foram apresentados de forma a destacar a relevância, inovação e desafios superados, além da capacidade de inspirar novos empreendimentos.

 

Além de presidir a Positivo Tecnologia, Hélio é um dos fundadores da Companhia. Aos 27 anos, ainda diretor de curso de Informática, ele teve a ideia de desenvolver computadores para escolas. Foi quando, em sociedade com representantes do Grupo Positivo, deu origem ao mais audacioso projeto de empreendedorismo: a Positivo Tecnologia. Surgida em 1989 com capacidade para produzir 50 equipamentos por mês, a empresa obteve liderança do mercado de PC com valores até R$ 2.500,00.  Desde então, já foram produzidos mais de 40 milhões de dispositivos nas fábricas de Curitiba (PR), Ilhéus (BA) e Manaus (AM). Além do Brasil, a Companhia possui também presença também em países como Argentina, Quênia, Ruanda, China e Taiwan. Atualmente, atua nos mercados de consumidor final, corporativo, educacional e instituições públicas. Possui um portfólio diversificado, com base numa estratégia implementada por Hélio Bruck Rotenberg, a partir de 2017. As soluções compreendem computadores, celulares, tablets, dispositivos para ambientes inteligentes, servidores, terminais móveis de pagamento, tecnologias educacionais, além de serviços de locação de equipamentos de informática e assistência técnica. No último ano, a Positivo Tecnologia registrou desempenho financeiro recorde, reflexo do avanço dos negócios principais e aceleração das novas vertentes, chamadas Avenidas de Crescimento.

 

Além dos negócios, Hélio estimula também a responsabilidade social ao gerar valores para além da Companhia, impulsionando também o dia a dia de milhares de pessoas.  Durante os momentos mais críticos da pandemia de Covid-19, por exemplo, a Positivo Tecnologia entregou cilindros de oxigênio a hospitais, doou computadores a instituições filantrópicas e ao Movimento Unidos pela Vacina, assim como apoio à fabricação de ventiladores pulmonares.

 

“Participar dessa iniciativa da EY é uma satisfação enorme. Primeiramente por ter a oportunidade de representar a força, eficiência e criatividade do empreendedorismo brasileiro diante de outras lideranças que também fazem a diferença em seus países. É também uma chance de gerar inspiração ao mostrar como fazemos na Positivo Tecnologia para tornar a vida das pessoas melhor e mais inteligente por meio de nossas soluções”, afirma Hélio Bruck Rotenberg.

 

Após avaliação da trajetória e dos projetos de 41 lideranças de todo o mundo, uma comissão julgadora independente indicou Gaston Taratuta, CEO da holding argentina de publicidade digital Aleph, como “EY Empreendedor do Ano Global.” Para conhecer seu perfil e ações, assim como aquelas implementadas pelos empreendedores vencedores de cada país. clique aqui.