Ciência & Tecnologia

Facebook: cuidado com vírus no seu perfil




Vídeos extraordinários, ofertas sensacionais, morte de celebridade, programas que prometem mudar a cor do seu perfil, ou até descobrir quem te visitou, tudo isso parece bastante atrativo para os usuários do Facebook, certo? Com certeza, você já recebeu um convite para clicar no vídeo que “wow, você não vai acreditar como ele fez isso” – e não vai mesmo, já que na grande maioria das vezes, esse tipo de “promessa” é apenas uma isca para infectar o perfil do usuário com um vírus.

Vírus e malwares se espalharam no Facebook dessa maneira, em busca de “curtidas”, senhas e outras informações dos internautas mais descuidados. Esses programas se instalam na máquina, podendo roubar informações importantes e confidenciais. Mas se você é um dos que caiu no conto do vídeo sensacional ou quis personalizar o seu perfil clicando em um programa malicioso, não precisa se desesperar.

O primeiro passo é garantir que novas invasões não serão feitas.

Confira cinco dicas de como remover um vírus do seu perfil no Facebook

1 – Altere a senha

Uma combinação diferente e mais forte vai evitar que sua conta seja usada por outras pessoas. Mas como trocar a senha no Facebook? É bem fácil: vá em Configurações > Clique em Conta > Alterar a Senha > Nova Senha.

2- Ative o antivírus

Use um bom antivírus. Alguns deles já vêm com a opção de logar nas principais mídias sociais. Além de varrer a máquina, ainda protege o PC, notebook, tablets e smartphones de vírus e malawares.


LEIA MAIS

+ O que fazer quando a sua senha de e-mail for roubada?

+ Confiança ou privacidade? Cuidado ao compartilhar suas senhas com seu parceiro

3- Atualize seu navegador

Não custa nada, não é? As atualizações dos navegadores permitem novos pacotes de segurança.

4 – Remova as extensões dos navegadores

Elas são bem bacanas, algumas até demais para ser verdade. Na dúvida, delete as extensões do navegador. Para isso, acesse a aba de Configurações > Extensões, e após verificar todas , decida quais são as que você tem certeza de que são seguras, no caso das outras, exclua.

5 – Remova os Aplicativos do Facebook

Muitas vezes, o usuário “permite” certos aplicativos no Facebook sem ao menos saber o que ele está pedindo. Muitas vezes, o usuário acaba dando ao ao bandido o que ele quer, aceitando o programa malicioso em sua máquinas. Na maioria das vezes, o internauta nem sabe que está infectado.


Para remover os aplicativos maliciosos vá até Configurações de Privacidade > Aplicativos. Aparecerá uma lista completa com todas as aplicações que você utiliza. Verifique se existem aplicativos suspeitos instalados em seu perfil, ou algum que você não reconhece. Exclua aqueles que apresentam perigo.

Passado o susto, evite clicar em links suspeitos. Ao primeiro sinal de problema, feche a aba do navegador, antes que o vírus se espalhe pelas páginas dos seus contatos. Muitos dos programas maliciosos são capazes de mandar mensagens para outros usuários, convidando as pessoas para clicarem na armadilha. Fique em alerta.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br

Continua após a publicidade..