Ciência & Tecnologia

Vírus em redes sociais? Saiba como se proteger dessas ameaças




Compartilhar fotos, conversar com amigos, divulgar ideias e até informações profissionais, quem ainda não faz parte de alguma rede social, com certeza não faz mais parte desse planeta. Esta é uma mania que conquistou do mais jovem ao mais velho, e já faz parte do cotidiano de muita gente.

Hoje em dia, é comum acessar o Facebook, Twitter, Instagram, entre muitas outras redes sociais, quase todos os dias. Os mais “viciados” visitam seus perfis no trabalho, na escola, do celular e do computador. É nesse cenário que os cibercriminosos aproveitam para atacar, e roubar informações dos usuários e espalhar vírus.

De acordo com uma pesquisa publicada em 2010, cerca de 20% dos usuários o Facebook tiveram links maliciosos postados no seu mural. Os cibercriminosos estão cada vez mais criativos, e conseguem disfarçar vírus, malwares, spaywares, spams, e muito mais nas redes sociais.

Esses programas maliciosos aparecem disfarçados de vídeos de celebridades, fotos exclusivas ou promoções irresistíveis. Com certeza você já foi impactado por mensagens do tipo “Mude a cor do seu perfil” ou “Descubra quem visualizou no Facebook”, esses são exemplos típicos de mensagens maliciosas usadas por criminosos na web. Quando o usuário clica nesses links acaba sendo infectado, e o pior, servindo como um foco para espalhar vírus para mais pessoas em suas redes sociais.

O perigo exatamente mora aí. A rede social conecta muita gente, e se uma pessoa é contaminada por um programa malicioso, logo o ataque se transforma em uma epidemia, prejudicando um número alto de computadores na rede.

Ter um antivírus atualizado é sempre uma boa arma contra esse tipo de ataque, além de manter um comportamento seguro na internet. Por isso, fique atento às dicas para proteger de vírus em redes sociais:

Instale e atualiza programas de segurança

Antivírus é um programa obrigatório em qualquer computador. Mantenha sempre a sua máquina protegida com softwares confiáveis e atualizados. Procure por um antivírus com sistema de firewall, antispams e atualizador automático de programas. O antivírus da McAfee é um ótimo exemplo de programa de segurança para a internet.


Atualize seu browser

O Internet Explorer não faz atualizações automáticas, e de quebra, é um dos navegadores mais hackeados da rede. Mas se você usa outros browsers, como o Firefox e o Chrome, também fique de olho nas novidades do seu navegador.


LEIA MAIS

+ Facebook: cuidado com vírus no seu perfil

+ Meu computador foi invadido. E agora?

+ Dicas de como se livrar dos spams

Link de quem?

Desconfie sempre dos links que postam em suas redes sociais. Mesmo estando na página de um amigo, o mais seguro é sempre desconfiar.


Informação é dinheiro

Às vezes, informação é dinheiro, literalmente. Muitos criminosos usam informações colhidas em redes sociais para aplicar golpes e fraudar, por exemplo, cadastros em lojas e bancos.


Senhas com segurança

Utilize sempre senhas fortes em seus cadastros. Uma das formas mais comuns usadas pelos hackers para invadir contas de perfis é usando o recurso de recuperar a senha na página de login. Quando alguém esquece a senha, a porta de entrada para a rede social quase sempre é uma pergunta com informações pessoais como a data de aniversário, cidade de origem, nome da mãe ou até o do bicho de estimação. A maioria das respostas pode ser encontrada nas redes sociais, por isso, muita cautela com o tipo de informação que você sai espalhando por aí.

Você conhece essa pessoa?

Seja seletivo para aceitar amigos em redes sociais. Ladrões de identidade podem criar perfis falsos, a fim de obter informações suas. Os hackers podem invadir contas e enviar mensagens que parecem ser de seus amigos, mas não são. Se você suspeitar que uma mensagem é fraudulenta, entre em contato com seu amigo por email ou telefone, e o avise.

Na internet, tudo é para sempre

Tenha sempre em mente que tudo o que você colocar na rede social será permanente. Mesmo que você exclua sua conta, qualquer pessoa na Internet pode facilmente imprimir fotos ou textos ou guardar imagens e vídeos em um computador.


Seja um exemplo

Converse com seus filhos sobre redes sociais. Se você tem filhos que usam sites de redes sociais, veja Como ajudar seus filhos a usar sites sociais com maior segurança.


Saiba o seu caminho

Quando for acessar a rede social, digite sempre o endereço do site diretamente no seu navegador. Ao clicar em um link para seu site a partir de um e-mail ou outro site, você está sujeito a digitar o seu nome e senha em um site falso onde suas informações pessoais poderão ser roubadas. Esse tipo de golpe é conhecido como phishing, quando o criminoso usa sites parecidos com os originais para roubar informações pessoais.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br e fique atento às dicas e notícias sobre segurança na internet no Mundo Positivo.

Continua após a publicidade..