Ciência & Tecnologia

Cinco dicas para proteger seus arquivos e seu computador




Foto: Mundo Positivo

No mês de maio, um ataque cibernético ocasionado pelo vírus WannaCry atingiu cerca de 300 mil computadores, em 150 países. Esta ação serviu de alerta aos usuários à necessidade de medidas de proteção. Entre elas, estão: o uso de antivírus, cuidados com a internet, o compartilhamento de links suspeitos, uso de e-mails falsos, entre outros.

Confira, a seguir, cinco dicas de como proteger seu computador:

1. Mantenha o seu antivírus sempre atualizado

Um estudo recente realizado pela fornecedora de soluções de segurança digital, a G Data, aponta que a cada cinco segundos um vírus é criado e despejado na maior rede de informações do mundo, no caso, a Internet. É por isso que os antivírus precisam estar sempre atualizados, afinal, eles são capazes de barrar essas ameaças virtuais em questão de segundos. Para ficar protegido, basta habilitar a opção de atualização automática do antivírus e navegar na web com tranquilidade.

LEIA MAIS

+ Veja cinco formas de manter o seu notebook limpo
+ É possível espionar um celular apenas pelo número?

+ Saiba como não cair no golpe do ‘encontro às escuras’
+ Conheça o aplicativo disfarçado de vírus que já infectou 500 mil celulares


2. E-mails falsos

Em e-mails falsos, cibercriminiosos não se importam com detalhes. Quando enviam imagens e gráficos, eles costumam ser distorcidos e terem baixa resolução. É comum também a mensagem falsa vir com erros ortográficos e até mesmo em outro idioma. Caso receba alguma, exclua no mesmo instante. Além disso, não clique em links suspeitos e não faça o download de arquivos, os quais você não está à espera. Pesquise e entre em contato com a empresa por telefone para saber do que se trata.

Foto: Mundo Positivo

3. Navegação segura

Ter o computador invadido é um pesadelo. Uma maneira de mantê-lo seguro é por meio da criptografia, no caso, uma espécie de mecanismo que mascara as mensagens enviadas na internet, dificultando o acesso de invasores às informações coletadas por um site ou serviço na rede. Para saber se o navegador está criptografado em uma conexão aberta é bem fácil: basta verificar se o endereço das páginas começa com HTTPS. Desse modo, a conexão será mais segura.

4. Não crie senhas com sequências

Quando um hacker quer descobrir a senha de alguém, normalmente, ele tenta o óbvio primeiro: combinações sequenciais. E, por mais incrível que possa aparecer, ele acerta. Em 2015, algumas das senhas mais usadas, segundo a empresa de tecnologia SplashData, eram compostas por sequências numéricas ou de caracteres, como: 12345, 12345678, qwerty (primeiras seis letras do teclado), abc123, 1234567890, entre outras. Por isso, nunca cogite usar esta estratégia!


5. Cuidado com o download

Seja para download de um aplicativo, programa, música, filme ou episódio de seriado, o alerta é o mesmo. Por mais que os passos de instalação sejam seguidos corretamente, desconfie de downloads gratuitos em sites desconhecidos ou vindos de plataformas as quais você nunca tenha ouvido falar. Caso opte por fazer isso, tenha um antivírus intalado e conectado para evitar futuras dores de cabeça.

Foto: Mundo Positivo

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.


Continua após a publicidade..