Notícias

Sorvetes Häagen-Dazs são recolhidos pela Anvisa por risco de contaminação




Sorvetes Häagen-Dazs são recolhidos pela Anvisa por risco de contaminação - 1

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, na quarta-feira (17), que alguns lotes da marca de sovertes norte-americana Häagen-Dazs são recolhidos do mercado. A medida é válida para diferentes países, incluindo o Brasil. Há risco de uma substância genotóxica — que potencialmente pode causar alterações no material genético — tenha sido adicionada na produção.

No Brasil, o processo de recolhimento voluntário da marcada de sorvetes Häagen-Dazs é liderado pela empresa General Mills Brasil Alimentos Ltda. Para facilitar a ação, a Anvisa também proibiu a importação, distribuição e uso dos lotes com risco de contaminação, através da Resolução RE 2.676/2022.

Sorvetes Häagen-Dazs são recolhidos pela Anvisa por risco de contaminação - 2
Lotes do sorvete Häagen-Dazs são recolhidos, segundo Anvisa (Imagem: OxanaDenezhkina/Envato)

Quais lotes do sorvete Häagen-Dazs são recolhidos?

De acordo com as medidas anunciadas, serão recolhidos os seguintes lotes de sorvetes, com validade entre o dia 16 de maio e 29 de junho de 2023:


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

  • Pote de sorvete Häagen-Dazs Belgian Chocolate — sorvete de chocolate com pedaços de chocolate (473 mL);
  • Copinho de sorvete Häagen-Dazs Macadamia Nut Brittle — sorvete sabor baunilha com macadâmia crocante (100 mL);
  • Pote de sorvete Häagen-Dazs Macadamia Nut Brittle — sorvete sabor baunilha com macadâmia crocante (473 mL);
  • Picolé Häagen-Dazs Vanilla Caramel Almond — sorvete sabor baunilha com calda de caramelo salgado e cobertura de chocolate ao leite com amêndoas 70 g (80 mL);
  • Picolé Häagen-Dazs Cookies & Cream — sorvete sabor baunilha com pedaços de biscoito 70 g (80 mL).

Qual era o risco de contaminação?

Segundo a Anvisa, “o motivo do recolhimento foi a identificação da substância 2-cloroetanol (2-CE) no ingrediente utilizado na fabricação do sorvete para conferir o sabor baunilha (aroma)”. A contaminação teria como origem a reutilização do solvente à base de álcool e água usado no processo de extração do aroma de baunilha.

Atualmente, não há evidências de que o 2-CE tenha propriedades carcinogênicas — que podem causar câncer — ou mutagênicas — que podem causar alterações capazes de provocar danos às células humana. “Entretanto, não é possível descartar a sua genotoxicidade, ou seja, a possibilidade de causar alterações no material genético”, explica a Anvisa.

Apesar do potencial risco, não existem limites residuais toleráveis no âmbito da legislação vigente no Brasil para 2-CE em alimentos.

Se tenha o produto em casa, o que devo fazer?

Quem comprou algum dos lotes mencionados, não deve consumir o sorvete Häagen-Dazs. A orientação é que a embalagem seja guardada e que a pessoa entre em contato com a empresa General Mills, através do número 0800-031-0707 ou do e-mail [email protected].

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..