Mundo

Timor Leste convoca eleições antecipadas para tentar resolver crise política




O presidente do Timor Leste, Francisco “Lu Olo” Guterres, anunciou na última semana,, a dissolução do Parlamento e a convocação de eleições para resolver o bloqueio politico que o país enfrenta desde as eleições do ano passado. A informação é da Agência EFE. Ele disse que mais adiante anunciará a data das eleições.

A decisão foi tomada diante da incapacidade do governo de Mari Alkatiri, da Frente Revolucionária do Timor Leste Independente (Fretilin), de aprovar o orçamento no Parlamento, onde se encontra em minoria.

Guterres, também da Fretilin, afirmou que a falta de um claro vencedor nas eleições de julho do ano passado foi um convite aos líderes políticos para dialogar e chegar a um consenso, mas lamentou que esses tenham virado as costas para ele.

O chefe de Estado timorense classificou a situação como “grave crise institucional” e pediu a unidade da nova república, que conseguiu sua independência da Indonésia em 2002.

“Estou convencido de que as pessoas deveriam ser convocadas para votar mais uma vez, para ajudar a superar o desafio que a nossa jovem democracia enfrenta”, disse Guterres.

A Fretilin, partido que começou como movimento de resistência à ocupação da Indonésia, obteve 23 dos 65 cadeiras do Parlamento, sendo a força mais votada nas últimas eleições.

Atrás ficou o Congresso Nacional para a Reconstrução do Timor Leste (CNRT), do histórico líder guerrilheiro Xanana Gusmão, com 22 cadeiras, e que até as eleições governou como força majoritária em coalizão com a Fretilin.

Continua após a publicidade..