Mundo

Trump deve anunciar investimentos durante encontro com Macri




Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Argentina, Mauricio Macri, devem se reunir na próxima sexta-feira (30), em Buenos Aires.

A imprensa argentina informa que a expectativa é que Trump anuncie acordos de cooperação e assessoria para gerar investimentos de empresas norte-americanas em energias convencionais e não convencionais.

Donald Trump
Trump deve anunciar acordos de cooperação e assessoria para gerar investimentos de empresas norte-americanas em energias convencionais e não convencionais na Argentina (JIM LO SCALZO/EFE/Direitos Reservados)

O acordo envolve energia elétrica e renováveis. De acordo com a imprensa da Argentina, a negociação é para ampliar os aportes até 2030. Atualmente os chineses são os principais investidores estrangeiros no país.

Foram quatro ajustes de agenda até fechar a data do encontro entre Trump e Macri na sexta-feira.

A conversa ocorrerá no primeiro dia da Cúpula do G20 (que reúne as maiores economias do mundo) em Buenos Aires.

A conversa entre os presidentes ocorre justamente no momento em que a Argentina voltará a exportar carne para os Estados Unidos, depois de 17 anos de interrupção.

Internamente, a presença de Trump na Argentina é um fortalecimento para Macri, que passa por um momento de críticas da sociedade argentina.

Trump desembarcará em Buenos Aires com uma delegação bastante numerosa – a quantidade exata não foi divulgada. Não há previsão de entrevistas coletivas.

Continua após a publicidade..