Notícias

Vendas de veículos 0km crescem em janeiro no Brasil e animam mercado




Vendas de veículos 0km crescem em janeiro no Brasil e animam mercado - 1

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou que as vendas de veículos 0km no Brasil em janeiro de 2024 atingiram um total de 161,6 mil unidades — alta de 13,2% em relação ao mesmo mês de 2023.

Na visão de José Maurício Andreta Júnior, presidente da entidade, o crescimento é um indício de que o setor pode crescer bastante até o fim do ano. A previsão da Fenabrave é que as vendas de carros 0km fechem dezembro com alta de 12% em relação aos 12 meses de 2023.

“O custo e o acesso ao crédito melhoraram a partir do último trimestre de 2023. Isso, aliado à expectativa de redução dos juros oficiais ao longo de 2024, tem melhorado a disponibilidade e diminuído a restrição do crédito por parte dos agentes financeiros”, pontuou, em coletiva.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Vendas de veículos 0km crescem em janeiro no Brasil e animam mercado - 2
Vendas de veículos 0km foram melhores em janeiro de 2024 do que em janeiro de 2023 (Imagem: tawatchai07/Freepik/CC)

Vendas de 0km foram menores que em dezembro

A alta nas vendas de carros 0km no comparativo entre os dois últimos meses de janeiro deixou o presidente da Fenabrave empolgado para o restante do ano de 2024, mas, no comparativo com dezembro de 2023, o mercado apresentou retração.

Os números do órgão apontaram que o volume de vendas de carros, motos, ônibus e caminhões no primeiro mês de 2024 ficou 35% abaixo do total de veículos comercializados em dezembro de 2023.

Na visão da entidade, porém, esse revés é menos significativo que a alta no comparativo janeiro 23 x janeiro 24. A justificativa é que dezembro, historicamente, é um mês mais aquecido, e o do último ano, em especial, mais ainda, pois estabeleceu o melhor resultado mensal dos últimos quatro anos no Brasil.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..