Brasil

Vigilância Sanitária distribui canudos biodegradáveis no Rio




Foto: Reprodução/Divulgação

Técnicos da Subsecretaria de Vigilância Sanitária municipal do Rio de Janeiro distribuíram no domingo (5), Orla de Copacabana, na zona sul da cidade, canudos biodegradáveis. A ação faz parte das comemorações pelo Dia Nacional da Vigilância Sanitária e segue o que determina uma lei municipal, sancionada em 5 de julho, que proíbe o uso de canudos de plástico na cidade do Rio de Janeiro, primeira capital do país a proibir canudos plásticos descartáveis.

Desde o início das inspeções, no último dia 19, mais de 700 estabelecimentos foram intimados a cumprir a lei no prazo de 60 dias. Em caso de descumprimento, a multa pode chegar a R$ 6 mil.

“Estamos aproveitando esse dia para a divulgação, sim, da lei, que regulamentou a utilização de canudos biodegradáveis ou reciclado no Rio de Janeiro. Então, trouxemos amostras para as pessoas identificarem qual é o material correto para utilizar no dia a dia”, disse a subsecretária municipal de Vigilância Sanitária, Márcia Rolim.

Além da distribuição de canudos, os técnicos fixaram nos quiosques, barracas de praia e restaurantes adesivos com orientações sobre o descarte adequado do canudo e a responsabilidade de cada estabelecimento em providenciar a reciclagem.

Continua após a publicidade..