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Preview Pulse Abarth | Um pouco de veneno não faz mal a ninguém




Preview Pulse Abarth | Um pouco de veneno não faz mal a ninguém - 1

Quando por vezes citamos em nossa cobertura automotiva aqui no Canaltech que um carro é tecnologia de ponta a ponta não é uma mera frase feita. Desde os modelos de entrada até os mais sofisticados, podemos sentir exatamente tudo o que esse conjunto de técnicas é capaz de fazer em um produto como um automóvel. E, no caso do Pulse Abarth, isso é muito evidente.

A Abarth é a divisão esportiva da Fiat, assim como é a M para a BMW ou a AMG para a Mercedes-Benz. Aqui no Brasil já tivemos alguns produtos dessa linha, como os interessantes 500 Abarth e Stilo Abarth, cada um agradando públicos bem distintos, mas entregando esportividade de sobra.

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O cinza strato será uma das cores de lançamento do Pulse Abarth (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

No caso do Pulse Abarth, temos a quebra de alguns paradigmas. É o primeiro SUV Abarth da história e, logo de cara, desenvolvido no Brasil, mostrando a capacidade de nossa indústria, mais especificamente do time brasileiro da Fiat, de fazer um produto desse nível.


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Na prática, quando comparamos com as versões tradicionais do Pulse, sentimos que todos os ajustes de engenharia e tecnologia transformaram o Pulse Abarth em um SUV muito, mas muito divertido. E que, dependendo do preço que for lançado, pode se transformar em um ótimo custo-benefício até mesmo para o dia a dia.

O Canaltech foi convidado pela Fiat para experimentar, em primeira mão, o novo Pulse Abarth em seu habitat natural: uma pista de corrida. O local escolhido foi o Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul, pista mais rápida do país e que ajudou a levarmos esse carro ao limite.

Pulse Abarth: Primeiras impressões

O Pulse Abarth não é simplesmente um Fiat Pulse com motor diferente. Ele recebeu uma preparação de fábrica para ficar realmente esportivo, com novos freios, dinâmicas de carroceria, escalonamento de câmbio, calibração da direção elétrica e motor, rodas mais largas e um sistema de exaustão que traz um ronco mais esportivo ao carro.

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A pista é o habitat natural do Fiat Pulse Abarth (Imagem: Felipe Ribeiro)

Com isso em mente, aí sim, podemos falar que o Pulse Abarth, como já era esperado, recebeu o motor 1.3 Turbo GSE de 185cv e 27,5 kgf/m de torque, o mesmo que equipa carros como o Jeep Renegade, Jeep Compass e Fiat Toro. E a partir disso, tudo é realmente muito diferente do Pulse que já testamos por aqui.

Com todos os ajustes necessários para ficar com o DNA Abarth, o Pulse Abarth se tornou um carro, digamos, destemido. Faz curvas como se fosse um hot hatch, acelera firme e ganha velocidade de modo muito rápido e tem uma dinâmica que traz emoção em situações como a que estávamos na pista — além de frear muito forte, como um esportivo deve ser.

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Escapamento duplo dá um ar mais esportivo e agressivo ao Pulse Abarth (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Por segurança, claro, nenhuma das eletrônicas do carro foi desligada, mas a Fiat trabalhou bem para que tivéssemos muita esportividade e sentíssemos o carro no limite. Isso ficou ainda mais evidente quando ativamos o modo Poison, que deixa o Pulse Abarth ainda mais nervoso e ativa a vetorização de torque, fundamental para a realização de curvas com o pé fundo no acelerador.

Segundo a marca, o 0 a 100 km/h do Pulse Abarth quando abastecido com etanol é de 7,6 segundos, transformando-o no SUV compacto mais rápido do Brasil. Mas isso em linha reta. Penso que, em pista, nenhum dos modelos do mercado deve chegar perto do que esse modelo é capaz de proporcionar.

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Freios a disco, somente na dianteira. Mas isso não foi um problema na pista (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

No trajeto de Tarumã, a nossa única preocupação era de não levar os cones colocados pela equipe da TSO (empresa organiza eventos automotivos no Brasil) e de acelerar ao máximo esse que é um dos carros mais legais à venda no Brasil.

Novos detalhes

Visualmente, o Pulse Abarth também muda com relação ao Fiat Pulse Audace, por exemplo, que testamos aqui no Canaltech. A mudança mais sentida foi na dianteira, que é igual à do Fiat Fastback, com entradas de ar funcionais localizadas no para-choque e que ajudam na aerodinâmica.

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O design do Pulse Abarth já era conhecido desde os tempos do Big Brother Brasil (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Além disso, o logotipo da Fiat não aparece em momento nenhum no carro, a não ser pela Italian Flag da grade, essa sim remetendo aos tempos mais antigos da montadora italiana. No interior, o SUV recebeu ajustes e está com um ar mais agressivo, com detalhes em vermelho, tons escurecidos no painel, teto, portas e bancos e os escorpiões da Abarth sempre que possível.

Em termos de equipamento, o Pulse Abarth vem com tudo o que a Fiat pode oferecer em termos de conectividade e segurança, como a nova central multimídia uConnect de 10,1 polegadas, o sistema Fiat Connect Me e novos recursos, como o freio de mão eletrônico e a função auto hold.

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Há mais requinte e esportividade no Pulse Abarth em comparação aos modelos convencionais do SUV (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Pulse Abarth: O que esperar do SUV compacto esportivo?

O uso em pista do Pulse Abarth revelou que ele é, sim, um carro esportivo e não somente esportivado. As tecnologias empregadas ajudam o SUV compacto a ter um desempenho divertido e seguro, atraindo entusiastas que gostam de, justamente, usar o fim de semana para ir à pista e acelerar.

O Pulse Abarth está disponível em todo o Brasil por R$ 149.990. No Estado de São Paulo, o preço é de R$ 154.731.

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Fonte: Canaltech

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