Games Tecnologia

10 coisas curiosidades sobre a série “Halo”

Se você jogou algum game da série Halo , provavelmente sabe que Master Chief é o herói da humanidade e que os Covenants são os malvados. Mas você sabe quanto pesa a armadura de um soldado Spartan? Imagina a quanto corre um veículo Warthog? E tem alguma noção da idade do protagonista da história? Separamos aqui as respostas para essas três perguntas e mais outros sete fatos curiosos sobre a franquia de Master Chief. Confira a seguir:

Os livros da série Halo

Depois de fazer sucesso nos videogames, a história de Halo foi parar nos livros. As obras contam casos que acontecem entre capítulos do jogo ou paralelamente à história. E quatro dos quase vinte livros – dois deles assinados por Eric Nylund, outro por Joseph Staten e um por Tobias Buckell – venderam excepcionalmente. Os números não foram revelados, mas First Strike , Ghosts of Onyx , Contact Harvest e The Cole Protocol foram parar na lista de livros mais vendidos do conceituado jornal norte-americano The New York Times.

Nomes dos veículos

Banshee, Ghost, Spectre, Phantom e Wraith são os nomes de alguns dos veículos usados pelos alienígenas Covenants na guerra contra a humanidade. E todos esses nomes também se referem a seres espirituais. Banshee, por exemplo, é um espírito da mitologia Celta, enquanto as palavras Ghost e Phantom, apesar de diferentes, podem ser traduzidas para fantasma. Já no caso dos veículos humanos, os apelidos são todos nomes de animais – Mammoth, Mantis, Warthog e Scorpion, por exemplo, são Mamute, Louva-a-deus, Javali e Escorpião.

A velocidade máxima de um Warthog

Falando em veículos, os mais populares deles entre os humanos são os jipes Warthog, nome de guerra do M12 Force Application Vehicle e de suas variantes. Eles comportam entre dois e três passageiros, sendo um desses o piloto e outro o responsável por controlar a arma que fica na parte traseira do veículo. E apesar de robustos, os Warthogs são relativamente rápidos, chegando a até 125 km/h em terra.

A guerra em Halo

Se você jogou os outros jogos da série, já deve ter percebido. Mas caso não tenha prestado atenção, é bom lembrar: a guerra entre humanos e Covenants é, antes de tudo, religiosa. Os membros da aliança alienígena resolveram atacar a humanidade simplesmente porque a raça humana era vista como uma afronta aos seus deuses. E, inicialmente, a batalha nem deveria durar tanto: Halo não foi concebido como o primeiro capítulo de uma trilogia. Mas o sucesso do jogo original foi tanto que a Bungie, responsável pelos primeiros jogos, resolveu continuar a história em novos games.

O peso de ser um soldado Spartan

Apesar de muitos terem morrido na guerra contra os Covenants, não dá para dizer que os soldados Spartans estavam desprotegidos nas batalhas. Além de terem passado por um treinamento intensivo e por modificações genéticas, os heróis da humanidade trajavam uma armadura bem pesada, que sozinha pesa quase meia tonelada – para ser um pouco mais preciso, são cerca de 450 Kg cobrindo completamente o corpo.

O número da sorte

Responsável pelos primeiros jogos da franquia, a Bungie resolveu adotar um número para dar sorte à equipe. O algarismo – sete – está por todos os lugares. Basta ver o nome original de Master Chief: John-117. Precisa de mais? Existem sete anéis Halo espalhados pelo universo e mais sete terminais em Halo 3. Alguns dos monitores dos anéis, aliás, são nomeados de acordo com os expoentes do número sete: 343 Guilty Spark, por exemplo, é 7 elevado a 3, enquanto o 2401 Penitent Tangent é 7 elevado a 4.

O segredo de Master Chief

Falando em sorte, é justamente esse o atributo que ajudou Master Chief a sobreviver a tantos contratempos diferentes no decorrer dos jogos. A própria inteligência artificial Cortana diz que, antes de escolhê-lo, estudou diversos outros soldados Spartans, e ficou com o John-117 por ele ser ágil e forte, ter o dom da liderança e, acima de tudo, por ser sortudo.

A origem de Halo

Antes de decidir por produzir um jogo de tiro em primeira pessoa, o estúdio Bungie pretendia lançar Halo como um game de estratégia em tempo real, nos moldes de Starcraft . A ideia era fazer com que o jogador controlasse tropas de soldados Spartans contra o exército Covenant, e não apenas um personagem. A mudança para o formato atual, que fez um estrondoso sucesso, veio após a compra da Bungie pela Microsoft. Halo só veio a se tornar um jogo de estratégia em 2009, quando foi lançado Halo Wars .

A idade de Master Chief

Master Chief está longe de ser um menino. Apesar de ser ágil e muito competente no campo de batalha, o herói de Halo não tem mais seus 20 anos. Nascido em 2511, entrou no programa de soldados Spartans quando tinha apenas seis anos e começou a lutar contra os Covenants em 2525, aos 14. Halo 5: Guardians se passa em 2558, o que significa que Master Chief já tem quase 50 anos – 47, para ser mais preciso.

A inspiração para o herói

Aliás, falando no herói, seu jeito quieto não é à toa. O personagem de Master Chief foi inspirado no ator e diretor de filmes de faroeste Clint Eastwood. Já sua armadura carrega influências dos Power Rangers e de jogos como Doom .


Talvez você também goste