Ciência & Tecnologia

2014: o ano da selfie




Caso você ainda não tenha percebido, este foi o ano da selfie.

O termo em inglês faz referência aos autorretratos. Na prática, a palavra surgiu em 2012 e, no ano passado, foi eleita a palavra do ano pelo Dicionário Oxford da língua inglesa.

Mas, neste ano, sua popularidade decolou de vez. O termo foi mencionado 92 milhões de vezes no Twitter neste ano, 500% a mais do que em 2013.

Além disso, uma selfie se tornou o post mais republicado na história Twitter.

A foto feita pela apresentadora Ellen Degeneres no Oscar, onde apareciam diversas celebridades de Hollywood, foi retuitada 1 milhão de vezes na primeira hora em que estava no ar.

Até hoje, já foi republicada mais de 3,3 milhões de vezes.

Foto do ano



A imagem também foi considerada a foto do ano pela revista Time.

“A audiência para fotos vem crescendo exponencialmente graças à internet e aos smartphones”, disse a revista.

“Fotos viajam muito rápido por diferentes plataformas, atingindo milhões de pessoas em questão de segundos. E isso ficou evidente na foto feita por Ellen DeGeneres.”

Também neste ano, a Copa do Mundo foi o evento mais falado no Twitter, com 672 milhões de tuítes comentando o campeonato.

Mesmo no Mundial, a selfie fez-se fortemente presente.

A foto tirada pelo jogador alemão Lukas Podolski junto com a chanceler Angela Merkel durante a celebração do título da seleção do país foi uma das fotos mais populares da rede social.

“A loucura em torno da selfie continua e não dá sinais de que esteja perdendo força”, disse Lewis Wiltshire, diretor de parcerias de mídia do Twitter no Reino Unido, ao jornal The Daily Mail.


Continua após a publicidade..