Ciência & Tecnologia

5 dicas para editar um vídeo pelo smartphone

 

Freepik

Câmera e um bom aplicativo de edição: isso é tudo o que você precisa para criar um vídeo pelo smartphone. Mas para quem quer deixar o filme com um ar mais profissional, seja para salvar um momento importante ou para criar conteúdo para as redes sociais, saber alguns truques pode fazer toda a diferença. Veja 5 dicas para editar um vídeo pelo smartphone que você pode colocar em prática agora mesmo!

  1. Configuração prévia do vídeo

As câmeras dos smartphones evoluíram bastante nos últimos anos, com modelos que gravam com qualidade 4K. Como esse tipo de arquivo costuma ser mais pesado, em muitos smartphones esse não é o tipo de gravação padrão. Para quem quer uma resolução um pouco melhor na hora de editar um vídeo, vale conferir nas configurações da câmera qual é o formato do arquivo que será salvo antes de apertar o “Rec”.

Outra dica é sempre optar por filmar em ambientes com luminosidade. Embora muitos smartphones contem com recursos para diminuir o ruído de imagem em lugares escuros, a qualidade da gravação feita durante o dia costuma ser superior. Não é à toa que muitos influencers fazem seus vídeos em frente à janela, aproveitando a iluminação natural.

  1. Escolha um bom app de edição

Com a gravação em mãos, é hora de escolher um bom app de edição. Entre as opções disponíveis na App Store e no Google Play, o aplicativo para editar vídeo FilmoraGo é um dos preferidos dos usuários, sendo essa uma versão para o smartphone do famoso software editor de vídeo Filmora9.

Fonte: Canal Filmora Video Editor

Entre as funções presentes no FilmoraGo está o recurso “aparar/dividir”, que permite cortar partes da gravação. Assim, se você demorou muito para começar a falar no vídeo ou cometeu algum erro, consegue rapidamente retirar essas partes do projeto. Também é possível adicionar um segundo filme, fazendo uma combinação de duas gravações.

Outra vantagem do FilmoraGo é que ele é muito simples de utilizar. Toda a interface é bastante intuitiva, o que permite que mesmo aqueles que nunca tiveram a experiência de editar um vídeo possam criar projetos interessantes. Para ajudar quem está começando nas produções agora, existem tutoriais na Internet ensinando como editar um vídeo pelo smartphone.

  1. Aposte em efeitos e transições especiais

Mais do que o conteúdo do vídeo, o que chama a atenção do público é a forma como ele foi editado. Por isso, ainda na etapa de edição, vale apostar na inserção de efeitos e transições especiais. O FilmoraGo, por exemplo, já conta com presets (configurações pré-definidas) dos mais variados estilos, para que o usuário escolha um dos modelos prontos e consiga obter um ótimo resultado, com mais rapidez.

Você pode também colocar títulos com animações personalizadas, marcando pontos importantes do filme. Apesar de ser um app de edição de vídeo gratuito, o usuário consegue efeitos mais profissionais, tanto de textos quanto de transição, na loja dentro do próprio aplicativo.

  1. Insira músicas e efeitos sonoros

Outro elemento que ajuda a deixar a edição de vídeo mais interessante é a presença de músicas. Mas nesse sentido, é importante buscar por bancos de áudio gratuitos, já que a maioria das plataformas contam com recursos que identificam direitos autorais. YouTube, Instagram e até Facebook podem bloquear uma faixa de áudio ao perceber que você está utilizando uma música protegida por direitos (geralmente, composições de artistas famosos).