Mundo Tech Tecnologia

5 dicas para ser mais multitarefa em seu smartphone Android

Apesar de ter avançado muito em termos de mobilidade e facilidade de uso, os smartphones ainda podem ser bastante travados quando você precisa executar mais de uma função ao mesmo tempo. Intercalar entre dois apps, ou mesmo responder só àquela mensagenzinha no meio de um vídeo pode demorar alguns bons 3 ou 4 passos, o que não acontece nos computadores com seu atalho alt+tab.

As fabricantes e desenvolvedoras de sistemas operacionais ainda não conseguiram criar mecanismos tão rápidos de multitarefa quanto os de aparelhos maiores, ainda mais porque geralmente os processadores dos smartphones não são tão potentes e o aparelho não conta com tantos periféricos. Vale perceber que PCs e notebooks têm teclado e mouse, o que, só por isso, já dá um banho de acessibilidade na tela sensível ao toque dos smartphones.

Mesmo assim, existem formas no Android de melhorar bastante a agilidade quando você precisa ser multitarefa com o aparelho na mão. Selecionamos aqui cinco dicas preciosas que podem ajudar e muito nisso.

1. Clique duplo

Um dos mecanismos mais ágeis e simples para multitarefa do Android está naquela botão que mostra todos apps abertos em seu aparelho. Geralmente, ele é posicionado na parte inferior esquerda do seu dispositivo com o desenho de um quadrado.

Por si só, ele já serve como uma boa ferramenta para alternar entre programas que já estejam rodando no seu smartphone. Isso porque é fácil rodar e encontrar o app que você quer usar.

Contudo, ele tem mais um macete que pouca gente conhece. Caso você toque duas vezes rapidamente nele, o smartphone já abre o app anterior que você estava usando de forma muito mais rápida. Isso acontece porque este programa fica de “stand by”, ali, esperando para ser usado, e carrega mais rápido que os demais.

Essa ferramenta é bastante útil para quando você, por exemplo, precisa pegar uma informação no WhatsApp e colocar em um formulário no navegador, intercalando os dois programas de forma muito mais fácil e rápida.

2. Tela dividida

Outra dica bacana é usar a opção de dividir a tela entre dois apps. Isso permite que você interaja com dois programas ao mesmo tempo usando metade da tela para cada um, ou variações de proporção como você mesmo preferir.

Embora pareça bem complexo, isso é bastante fácil de fazer nos aparelhos com Android acima do 8. Basta que você toque e segure por alguns segundos o mesmo botão de abas dos programas citado anteriormente.

O smartphone vai separar o app já aberto na parte de cima e permitir que você escolha outro programa para ser usado na outra metade do seu dispositivo. Simples assim. Ainda, há uma barra no meio que deixa o usuário escolher qual app terá mais espaço em tela.

Barra central permite escolher divisão de tela (Foto: Wagner Wakka/Canaltech)

Importante ressaltar que este modo é mais confortável caso você tenha um dispositivo com tela maior e um bom processador. Isso porque rodar dois programas ao mesmo tempo pode ser complicado para alguns aparelhos de entrada.

Outro detalhe é que nem todo programa oferece suporte a esta ferramenta, e um deles é o Instagram, que precisa da tela toda só para ele.

Esta mecânica é muito eficiente quando você precisa copiar uma senha de e-mail, por exemplo, ou mesmo quando está usando o Maps, mas quer verificar algum outro app sem perder o caminho.

3. Copiar e colar

Outra coisa que é muito fácil de se fazer no Android e que muita gente não sabe é a ação de “copiar e colar”. Embora o Android não tenha o famosos ctrl+c e ctrl+v, existe uma forma bastante simples de se ter o mesmo resultado.

Isso pode ser feito selecionando um texto, tocando nesta seleção por alguns segundos. Assim, aparece já acima do seu texto a opção de copiar. Já em um outro ambiente, em que não haja nenhum texto, basta repetir o processo e o smartphone vai lhe dar a opção de colar.

Vale perceber que, apesar de ser uma mão na roda com textos, isso não funciona bem com imagens, sendo que alguns poucos apps permitem esta comodidade com fotos. O que nos leva para a próxima dica.

4. Botão compartilhar

Esta é uma das funcionalidades talvez mais mal aproveitadas pelos usuários de Android. Isso porque o termo compartilhar dá a entender que a função é necessária somente quando você quer colocar alguma coisa diretamente em suas redes sociais.

No entanto, ela é muito útil também para compartilhar itens entre programas, principalmente imagens. Se você está no Chrome, por exemplo, e quer levar uma imagem para o WhatsApp, usar o botão de compartilhar pode ser a opção mais simples que baixar a foto e subir em separado no app.

Botão compartilhar oferece uma série de opção escondidas de atalho (Foto: Wagner Wakka/Canaltech)

O mesmo funciona para comprovantes em bancos, fotos em redes sociais e até mesmo endereços que você tenha encontrado no Maps, cujo caminho gostaria de ver no Waze. Ou seja, toda vez que você precisar de uma informação que esteja em um outro app pode ser uma boa opção ver se há integração via botão compartilhar.

5. Apps para multitarefa

Uma das vantagens do Android é que ele é um sistema operacional mais aberto que o iOS. Isso quer dizer que ele permite mais personalizações que seu irmão da Apple. Neste caminho, existe uma série de programas que podem ajudar caso você precise de mais agilidade na hora de trabalhar.

Um deles é o Floating Apps, que cria um menu de atalhos e permite que você possa abrir várias janelas no seu smartphones e rodar diferentes coisas ao mesmo tempo. Por exemplo, você pode ver um vídeo do YouTube já com um bloco aberto do lado para anotar as partes mais importantes. De certa forma, este app ajuda a dar uma cara mais de desktop para o seu dispositivo.

Floating Apps permite que você abra programas como janelas de computador (Foto: Wagner Wakka/Canaltech)

AInda, vale lembrar que o Android permite que você baixe launchers. Isso são basicamente novos desenhos, ou também chamados de skins, para seu aparelho, que faz pequenas modificações, permitindo que você adicione algumas funcionalidades a depender do seu uso.

Vale dar uma boa procurada na Google Play por alguns destes launchers. No Canaltech, testamos o Evie, que permite que você tenha uma tela mais limpa, adicione mais ícones na home do aparelho e também permite configurar alguns gestos básicos para o dispositivo.

Ele permite que você coloque um comando para dois toques na tela, apresenta uma barra de busca fácil tanto para apps quanto para buscar no Chrome.

Embora o Evie seja de graça, os apps de multitarefa costumam ser pagos com versões de menos recursos gratuitos. Vale olhar também o Shortcutter e o Launchify, ambos apps do mesmo estilo que o Floating.

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste