Ciência & Tecnologia

A internet mudou o seu cotidiano? Teste seus conhecimento sobre a rede




Você já se imaginou vivendo em um mundo sem internet? Mesmo os mais velhos parecem ter se acostumado com as facilidades que essa tecnologia trouxe ao dia-a-dia.

Há algum tempo, ligações telefônicas poderiam ser pagas com fichas, a saudade ficava menor quando alguém escrevia uma carta e os trabalhos escolares eram feitos no caderno. Agora, é mais fácil interagir com mais pessoas, ter acesso à informação, além de ganhar tempo no trabalho. Tudo isso graças à rede mundial de computadores.

Criada em meados do século passado, a internet se popularizou apenas no final dos anos de 1990. Em 2013, mais de 2 bilhões já possuíam acesso à rede. E esse número deve aumentar. De acordo com dados da revista americana New Scientist, em 1982 havia apenas 315 sites em todo o mundo.

Hoje, esse número ultrapassou a marca dos 170 milhões. Tem de tudo, desde site de receitas, dicas de beleza, aos indispensáveis serviços de bancos, portais de notícias e, claro, contas de e-mails. No Brasil, 105 milhões de internautas dão ao país a posição número 5 na lista de nação mais conectada do mundo.

Mas o mais impressionante desses dados é que 70% da população mundial consideram, hoje, a internet indispensável para a vida. E a curiosidade não para por aí, apenas 1 em cada 5 pessoas que usam a rede tem antivírus instalado em seu computador.

Isso significa que maior parte dos usuários conectados estão desprotegidos, e talvez muitos nem saibam como isso é importante. Um teste desenvolvido pela Universidade de Bowdoin, no estado americano do Maine, mostra o quanto sabemos sobre segurança na internet e, também, como podemos ser vulneráveis. Responda as perguntas e teste seu conhecimento.

1 – Você sabe o que é HTTPS? E para que ele funciona?


HTTPS é um protocolo da internet que insere uma camada extra de segurança na transmissão de dados entre seu computador e o servidor. Essa camada traduz a conversa entre as máquinas para uma língua que só elas conhecem, dificultando que os criminosos colham qualquer tipo de informação.

2 – Dê um exemplo de senha segura?


As senhas seguras não precisam ser gigantescas e devem fugir de coisas comuns, como o nome dos pais, cidade na qual mora, celebridade preferida, nem coisas como “12345” e o todo poderoso “Deus”. Para ter uma senha segura, alterne maiúsculas e minúsculas, insira números e caracteres de pontuação. Um bom exemplo? “S3nha$egura!”

3 – Qual a coisa mais importante que você pode fazer para proteger um computador?


Instale o trio “anti” maldade no computador. Antivirus, antimalawre e firewall! Você poderá dormir mais tranquilo tento estes programas instalados.

4 – Criminosos cibernéticos não estão interessados em computadores de usuários comuns. Verdadeiro ou falso?



Falso. Computadores comuns são como um paraíso para os criminosos. Geralmente desprotegido, fica mais fácil roubar senhas e informações pessoais.

5 – Qual tipo de informação você não deve oferecer na internet?


Senhas e nomes de usuário, informações de banco, documentos pessoais como CPF e RG. Caso algum site peça essas informações, identifique se você está em um ambiente online seguro.

A internet evoluiu e as ameaças também


A rede de computadores nasceu como uma tecnologia militar. Ao longos dos anos, a internet evoluiu, assim como os computadores e outros aparelhos eletrônicos. Hoje, a “net” está em todos os lugars.

Acompanhe a evolução dessa tecnologia, e sua relação com as ameaças online.

Continua após a publicidade..