Ciência & Tecnologia Tecnologia

App cria rotas para ajudar usuário do transporte público

Ao contrário do que muitos pensam, participantes das olimpíadas de matemática não se interessam ou têm futuro apenas na área acadêmica. O raciocínio lógico também pode ser aproveitado no dia a dia e em situações até inusitadas. É o que fez André Arroyo, campeão de duas edições da Olimpíada Brasileira de Matemática (1996 e 1997) e medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática de 1997, que transformou sua irritação em oportunidade de negócio.

LEIA MAIS

+ Chega de sufoco! Aprenda como economizar nas ligações de celular

Insatisfeito por esperar por um longo tempo no ponto de ônibus para voltar para casa após assistir um show no Parque do Ibirapuera – e conhecido por resolver problemas de forma criativa nas empresas em que trabalhou – ele passou a estudar técnicas de inteligência artificial e, em dois meses, “nasceu” o aplicativo Ligero, capaz de calcular o melhor conjunto de rotas dependendo do momento.

O aplicativo traça, em segundos, estratégias de deslocamento levando em conta diferentes horários e velocidades, que acabam se tornando oportunidades de caminhos alternativos.

Aplicativo criado por André Arroyo pretende facilitar a vida de quem usa transporte público

Foto: Facebook / Reprodução
Aplicativo criado por André Arroyo pretende facilitar a vida de quem usa transporte público

Segundo Arroyo, o Ligero alia informações disponíveis em tempo real, como a posição e velocidade dos ônibus, frequência e o horário dos transportes públicos, sem esquecer das atipicidades do trânsito. “Depende do que você está disposto no momento. Em um dia de chuva, você pode preferir o trajeto com menos caminhada. Já quando está atrasado, pode aceitar um caminho com mais baldeações em que você está sempre em movimento. E aproveitar o ônibus que passar primeiro costuma ser interessante. Mesmo seguindo a mesma estratégia, cada dia o melhor trajeto pode passar por lugares diferentes”, explica Arroyo.

O aplicativo está disponível para a plataforma Android e conta com informações da SPTrans, Metrô e CPTM na cidade de São Paulo.


Talvez você também goste