Pets

App promete detectar se o seu gato está com dor analisando uma foto




App promete detectar se o seu gato está com dor analisando uma foto - 1

Um aplicativo treinado com inteligência artificial a partir de milhares de fotos promete detectar se um gato está sentindo dor a partir de uma simples imagem. Chamado Cat Pain Detector, ele foi desenvolvido pela empresa japonesa Carelogy em parceria com a Faculdade de Ciências de Biorecursos da Universidade Nihon, do Japão, e soma mais de 43 mil usuários após um mês de seu lançamento.

Como funciona o Cat Pain Detector

Para treinar o algoritmo de detecção de dor nos felinos, a equipe de desenvolvimento do aplicativo reuniu seis mil fotos de gatos e estudou todas as nuances de posições dos animais — com detalhamento de suas orelhas, pálpebras e bigodes.

A partir dessa base de dados, a equipe utilizou um sistema de pontuação projetado pela Universidade de Montreal, do Canadá, para medir sinais mínimos de diferenças entre gatos saudáveis e aqueles que sentem alguma dor por doenças difíceis de detectar.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

Essas informações alimentam a IA do aplicativo, que é constantemente aperfeiçoado pelas mais de 600 mil fotos de felinos já enviadas pelos usuários.

No Cat Pain Detector, basta enviar a foto do seu gato e ver o resultado da análise (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
No Cat Pain Detector, basta enviar a foto do seu gato e ver o resultado da análise (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)

Não dispensa veterinário

Segundo o diretor da Carelogy, Go Sakioka, o app tem “um nível de precisão acima de 90%”, mas isso não deve eliminar a visita regular dos gatinhos ao veterinário. “A IA tem que ser mais precisa antes de ser usada como uma ferramenta padronizada”, alerta o desenvolvedor.

A novidade integra um cada vez maior conjunto de aplicações de inteligência artificial na área da saúde e bem-estar que visa identificar sinais de dores e doenças, como é o caso da IA que detecta Parkinson anos antes do surgimento dos sintomas e a que aprende a “diagnosticar” resfriado pela fala.

Para experimentar o Cat Pain Detector, acesse o site oficial da ferramenta e faça o download (cpd.carelogy-japan.com/en).

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech