Mundo Tech

Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas de janeiro [2019]




Janeiro de 2019! O ano mal começou e já tem gente nas redes sociais apelidando janeiro de “o novo agosto” com a sensação de que o mês não acaba “nunca”. E, bem, considerando que muitas pessoas só vão receber o salário na próxima semana, o jeito é segurar os gastos nos próximos dias e começar fevereiro com um dinheirinho no bolso.

Para isso, que tal curtir um fim de semana em casa mesmo, sem gastar nada? A gente te ajuda a encontrar coisas legais para se fazer online que não cobram para te distrair, entreter e informar. Vamos lá à primeira seleção de dicas gratuitas de 2019:

Curso de astrobiologia com a USP

Que tal começar o ano aprendendo mais sobre o universo? Desenvolvido pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), o curso Origens da vida no contexto cósmico pode ser desfrutado de graça pela plataforma Coursera.

As aulas abordam questões essenciais sobre origens da vida no universo, apresentando os mais recentes avanços científicos neste assunto, tanto para entender melhor o surgimento da vida na Terra, quanto para analisar o possível florescer da vida em outros planetas. O curso tem formato multidisciplinar e é oferecido em quatro módulos (um por semana), com vídeos de duração entre 10 e 15 minutos. Textos de aprofundamento e discussões em grupo também fazem parte do quadro, e qualquer pessoa pode participar, pois não há pré-requisitos.

Joguinhos do MS-DOS

Mais de 2.500 jogos do MS-DOS estão disponíveis para jogar online e de graça na biblioteca virtual do Internet Archive. E, para jogar, você não precisa instalar nada em seu computador, pois o emulador é carregado virtualmente. Então, basta escolher os games, esperar o carregamento pelo navegador e começar a jogar!

A coleção inclui todo tipo de jogo que animava o dia a dia de uma época da computação pessoal (e dos jogos eletrônicos) que deixou saudades em muito “marmanjo”, desde títulos de ação e estratégia, até esportes e aventura. E, claro, clássicos icônicos como Where in the World is Carmen Sandiego?, Prince of Persia, Pac-Man, Wolfenstein-3D, Stunts, Digger e Alley Cat estão presentes.

Lembra da revista Manchete?

A revista Manchete foi publicada semanalmente no Brasil entre os anos de 1952 e 2007 e, além de muitas fofocas sobre o mundo artístico, a revista também trazia matérias interessantes sobre o universo do entretenimento, além de coberturas fotojornalísticas de eventos sociais, culturais e políticos que marcaram a história nacional.

Então, a Biblioteca Nacional decidiu disponibilizar para consulta gratuita na internet o acervo completo da Manchete, que chegou a ser a segunda maior revista brasileira em sua época de ouro, ficando atrás apenas da tradicional O Cruzeiro (1928-1975). Conhecer a história da revista Manchete é, também, conhecer a história do dia a dia brasileiro durante várias décadas e, por isso, esse tipo de acervo publicado gratuitamente na internet vale ouro!

Aulas interativas de fotografia

Se você gostaria de aprender um pouco mais sobre a fotografia profissional, tanto para elevar a qualidade de seus cliques diários, quanto para, de repente, aprender uma nova profissão, dê uma olhadinha no Photoskop, site que oferece aulas gratuitas e interativas sobre os conceitos básicos da fotografia.

O projeto foi criado para facilitar o aprendizado desta arte visual, e o faz por meio de uma plataforma fácil de usar (ainda que esteja disponível somente em inglês), em que o aluno aprende coisas como fotometria, balanço de branco, exposição, uso de luz artificial, composição, etc, e pode fazer os devidos ajustes em uma espécie de câmera fotográfica virtual, vendo as mudanças em tempo real até chegar ao resultado desejado. Diretrizes e dicas são fornecidas na telinha a cada nova lição.

Cursos de universidades e instituições culturais

Para usuários do iOS, uma boa dica de aplicativo gratuito que abrirá um verdadeiro portal para conhecimentos diversos é o iTunes U. Com ele, o usuário pode participar de cursos fornecidos por professores reais e fazer as tarefas como se fosse um estudante universitário, e com a possibilidade de iniciar discussões sobre o tema com outros usuários que estejam conferindo o mesmo curso.

As aulas incluem materiais em texto, vídeos e áudios, e são milhares de assuntos disponíveis, fornecidos por instituições educacionais e culturais de todo o mundo. Ainda, professores e autores podem adicionar seu próprio material didático para espalhar seus conhecimentos gratuitamente por aí.

Já usuários de Android têm na Khan Academy uma boa alternativa de app onde aprender conhecimentos diretamente com quem entende do assunto, pois este app oferece de tudo um pouco, sendo um dos maiores repositórios de conteúdo de aprendizado geral disponíveis na internet.

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..