Ciência & Tecnologia

Asteroide chamado de “Grande Abóbora” poderá ser visto no Dia das Bruxas




A Grande Abóbora cruzará os seus do nosso planeta no dia 31 de outubro, data conhecido como sendo o Dia das Bruxas. Isso tudo poderia ser parte de uma lenda do famoso “Halloween”, se não fosse – em parte- verdade.

É que o asteroide TB145, tambem apelidado de “Assustador”, vai passar bem perto da Terra na noite desse sábado. Mas não é preciso se preocupar, o perto, na verdade, são 483 mil quilômetros de distância. É mais longe, por exemplo, do que a Lua.

O que tem de tão assustador nesse asteroide? A velocidade e o tamanho. Os cientistas da Nasa (Agência Espacial Americana) dizem que ele mede 400 metros (mais ou menos o tamanho de um estádio de futebol) e está se aproximando da Terra em uma velocidade de 35 km/s. Para se ter uma ideia, ele é tão rápido que atravessaria o estado de São Paulo em menos de 30 segundos se estivesse em nossa superfície.

O asteroide deverá ser visto na Ásia, e somente com telescópio, mas quem quiser acompanhar a Grande Abóbora, pode assistir o corpo celeste se aproximar da Terra no site Slooh. Basta fazer um cadastro.

Bom, a cada 100 mil anos, um asteroide se choca com a Terra causando danos terríveis, mas os cientistas garantem, apesar de ter sido descoberto em outubro, não será dessa vez que seremos atingidos por um deles. Essa foi por pouco!

Continua após a publicidade..