Ciência & Tecnologia

Asteroide gigante vai passar próximo à Terra na véspera do Natal




Mais um asteroide gigante vai passar “pertinho” da Terra esse ano, e dessa vez, a data esperada é a véspera do Natal. O mega asteroide 2003 SD220 mede cerca de 2 km, o equivalente a 20 campos de futebol, e tem em sua trajetória um ponto bem próximo ao planeta Terra.

Mesmo assim, a Agência Espacial Americana (NASA) garante que o asteroide não traz riscos à vida dos terráqueos, isso porque a distância entre a órbita do corpo celeste e o nosso planeta, em seu ponto mais próximo, será 28 vezes maior que a distância entre a Terra e a Lua, algo em torno de 11 milhões de quilômetros.

Os cientistas da NASA ainda afirmam que o objeto deve passar novamente perto da Terra em 2018 e não representa nenhuma ameaça para a vida humana, ao menos nos próximos séculos.

LEIA MAIS

+ Como saber a distância que um raio caiu de você?

+ Os 10 assuntos que impactaram o mundo (e o Twitter) em 2015

Por causa do tamanho, o asteroide provocou um alvoroço na mídia sensacionalista, sendo apontado como o causador de grandes terremotos na Terra, entre outras catastrofes climáticas. O site do jornal britânico Express afirmou que o corpo celeste está na lista de pridoridade entre os observadores da NASA por causa de sua “potencial ameaça ao planeta”. Essa lista observa seis corpos celestes que passarão pela Terra até o final da década, e seriam uma ameaça por causa do tamanho e da órbita.

Ainda de acordo com a publicação, se o asteroide caísse na Terra no dia 24 de dezembro, seria o bastante para destruir um continente inteiro.

Já o site Idea Girl Severe Storm Predictions Warnings diz que o objeto teria um potencial destrutivo mesmo sem se chocar conta a Terra. O site, que faz previsões de tempestades, afirma que o 2003 SD220 poderia ter uma força gravitacional grande o bastante para desencandear erupções vulcânicas e terremotos no planeta.

Mas para o site EarthSky, a especulação de uma catástrofe é irresponsável. “Essas afirmações são erradas. Mesmo se o 2003 SD220 passasse mais perto, é duvidoso de que causaria terremotos”, afirma a publicação. Não há nenhuma evidência científica de que a passagem de asteroides próximo à Terra tem alguma relação com a atividade sísmica do planeta.

Continua após a publicidade..