Ciência & Tecnologia

Aviões podem ter telas no lugar de janelas dentro de 10 anos




O conceito de aviões com menos janelas está prestes a se tornar realidade em menos de uma década. Brevemente, os passageiros poderão navegar na internet, checar seus e-mails ou, mesmo, ver o céu do lado de fora através de grandes telões. As informações são do The Mirror.

Em uma demonstração sobre como poderão ser as aeronaves da próxima geração, o Centro de Processo para Inovação (CPI) britânico revela que janelas podem ser substituídas por telas inteligentes de corpo inteiro que permitirão que as pessoas vejam fora sempre que desejar.

Além de planejar as telas de imagens de alta resolução, superfinas e grandes, a empresa também desenvolve formas de reduzir o peso do avião – o que poderia reduzir o consumo de combustível, elevando as tarifas aéreas. De acordo com os cálculos, para cada 1% de peso reduzido é economizado 0,75% de combustível.

A ideia futurística envolve a projeção de painéis que apresentam qualquer cenário que o passageiro queira, e isso mudaria quando passageiros movessem seus olhos. “Isto iria ser criado usando diodos orgânicos emissores de luz (OLED), que é uma combinação de materiais que dão a sua própria luz, quando ativado pela eletricidade”, disse um porta-voz da CPI.

Continua após a publicidade..