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Bateria de sódio alcança carga total em alguns segundos




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A atual geração de baterias de sódio não é muito eficiente, já que produz pouca energia comparada com outras baterias no mercado e tem tempo de carregamento mais longo. Entretanto, tudo isso está prestes a mudar, se depender dos engenheiros do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (Kaist), na Coreia do Sul. Estes cientistas anunciaram o desenvolvimento de uma bateria híbrida com íons de sódio que pode ser carregada em poucos segundos.

Publicado na revista Energy Storage Materials, o recente estudo descreveu os resultados, bastante positivos, com uma bateria híbrida de íon de sódio de alta energia e de alta potência, capaz de carregamento rápido.

Nos testes, a bateria chegou a atingir uma densidade de energia de 247 Wh/kg e uma densidade de potência de 34.748 W/kg, o que é um grande avanço para os sistemas atuais, segundo os autores.


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No entanto, a experiência com as baterias de sódio está limitada ao laboratório e ainda não há planos no curto prazo de levar a tecnologia para o mercado, como uma alternativa às baterias de lítio. Quando isso acontecer, os desenvolvedores sul-coreanos apostam que elas poderão ser usadas em dispositivos eletrônicos, carros elétricos e tecnologias aeroespaciais.

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Baterias de sódio carregam mais rápido e, no futuro, poderão ser usadas em carros elétricos (Imagem: Andrew Roberts/Unsplash)

Futuro das baterias de sódio

“Os armazenamentos de energia híbridos de íons de sódio (SIHESs) são armazenamentos de energia eletroquímica promissores para muitas aplicações, mas suas baixas densidades de energia e potência ainda precisam ser superadas”, afirmam os autores, no artigo. A partir de inúmeros testes e experimentos, a equipe descobriu “uma estratégia para obter SIHESs de alta densidade de energia e recarga rápida”.

Há inúmeros benefícios em relação a essa nova possibilidade de incluir o sódio nas baterias, como a redução nos custos da produção de baterias em larga escala. Hoje, esta produção é bastante limitada e cara, considerando o preço do lítio, que é difícil de ser encontrado — uma recente pesquisa, talvez, tenha encontrado uma nova forma de exploração deste material, as piritas, mas ainda precisa ser melhor compreendida.

Por outro lado, o sódio é 500 vezes mais abundante que o lítio na natureza, o que o torna uma material ideal para a produção de baterias em larga escala. Este é um pilar fundamental, quando se observa as tendências globais. O mundo caminha para um período de transição energética, com o gradual fim do uso de combustíveis fósseis. A mudança dependerá — e muito — de novas baterias, cada vez mais eficientes e baratas.

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Fonte: Canaltech

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