Ciência & Tecnologia

Brasileiros ganham até 60 mil reais no Youtube




Por Lucas Agrela

Acompanhando a tendência dos Youtubers norte-americanos, entre 2009 e 2010, uma onda de vlogs (blogs em vídeo) surgiram na internet brasileira. Alguns desses vlogueiros conseguiram atingir um nível de sucesso considerável e chegaram a ser conhecidos como sub-celebridades, uma vez que não atingiram a fama através dos meios de comunicação tradicionais.

Poucos brasileiros realizam essa tarefa exclusivamente como trabalho e muitos acabam desistindo do empreendimento por não conseguirem se sustentar financeiramente. Mas quanto é possível ganhar se você quiser investir nesse sonho?


Conhecido como um pioneiro do movimento vloguer, Paulo Cesar Siqueira, o PC Siqueira, com seu humor sutil e irônico, consegue ganhar cerca de R$6 mil reais em seu canal Mas poxa Vida, fundado em 14 de fevereiro de 2010, de acordo com uma estimativa publicada pelo portal especializado Social Blade. Além disso, PC Siqueira também foi convidado pela MTV a ser VJ oficial e apresenta o programa PC na TV.

Já o desbocado Cauê Moura, do canal Desce a Letra, segue um estilo mais agressivo, inspirado pelo jornalista Luiz Carlos Alborghetti, e consegue lucrar com seus vídeos publicados semanalmente cerca de R$ 7,5 mil ao mês.


O vlogueiro mais famoso e polêmico da internet brasileira, Felipe Neto, também figura entre os internautas que mais lucram com o Youtube. Conhecido por vídeos ácidos e irônicos, com uma pitada de interpretação (Neto é ator), ele ganha com seu canal pessoal Não Faz Sentido aproximadamente R$10.400 mensalmente.

E o segundo canal mais lucrativo da web também pertence a Felipe Neto. O jovem empreendedor de 25 anos fundou a produtora de vídeos Parafernália em 2011, devido ao sucesso de seu canal pessoal. A empresa, que investe em vídeos de humor com qualidade de realização profissional, ganha cerca de R$22 mil ao mês.
Provavelmente, o primeiro vídeo do canal Porta dos Fundos que você viu foi o viral sobre o restaurante Spoleto, em que os participantes satirizam o apressado atendimento dos funcionários da empresa. O sucesso do canal não é à toa: ele é formado por uma equipe de comediantes conhecidos individualmente na internet. Fábio Porchat, Gregório Duvivier,Marcos Veras, Rafael Infante, Júlia Rabello, entre outros conseguem lucrar o recorde de R$60 mil reais com seus vídeos, que somam 119.347.078 exibições e mais de um milhão de inscritos.

Qual é o segredo deles?

Grande parte desses vídeos tem coisas em comum. Primeiramente, o tema humor está presente em todos, brasileiros gostam de ver vídeos para dar risada, vídeos de conteúdo podem gerar muitos acessos a longo prazo, mas o humor tem um elemento viral. É comum repassar esse tipo de conteúdo aos amigos, o que gera um engajamento rápido, conhecido popularmente como viral ou meme.

Outra dica é que os vloguers seguem o manual de boas práticas do Youtube, o Creator’s Playbook. Esse guia contém dicas básicas, porém essenciais. Segundo o documento, você precisa despertar o interesse do internauta nos primeiros 15 segundos de vídeo. Nesse curto período, o espectador saberá se quer ou não continuar assistindo. Então, logo no início, use uma piada original ou descreva sobre o que é o vídeo.

Manter uma periodicidade de publicação definida é importante, por isso, planeje seu cronograma de forma que você consiga gravar, editar e publicar o vídeo sempre no mesmo dia da semana ou do mês. Dessa forma, quem gostar do seu vídeo estará esperando novidades.

Esteja em todas as redes sociais possíveis. As pessoas têm hábitos diferentes, apesar de a grande maioria dos internautas usarem o Facebook diariamente, parte do seu público pode estar no Google+. Existem alguns programas que integram as suas redes sociais e facilitam essa tarefa, confira alguns deles neste link.

Invista sempre em ações que chamem o público, como sorteios ou promoções, e também peça compartilhamentos e likes. Muitas vezes, a pessoa gosta do vídeo, mas acaba esquecendo de fazer isso por falta de hábito.

E o mais importante de tudo: crie conteúdos originais e não desista. Tente ser único na internet. Copiar outros vloguers pode até ser uma boa forma de aprendizado, mas sua marca só terá valor real se for inovadora de alguma forma.

Confira algumas dicas de como monetizar seus vídeos no site de tendências online Youpix.

Com informações do site Ovelhas Voadoras.

Continua após a publicidade..